Economia

Obras guardadas "na gaveta" anunciadas para Faro

 
A Câmara Municipal acabou de lançar, na plataforma oficial de aquisições públicas, oito procedimentos concursais que vão dar seguimento ao Programa Faro Requalifica 2 durante esta ano, e que representam um total de cerca de 529 mil euros de investimento municipal.

 
No entender do executivo de Rogério Bacalhau, são obras "que vão incidir na melhoria do espaço público da cidade e freguesias". 
 
As obras estão assim a concurso, devendo os interessados apresentar proposta de acordo com as disposições de cada caderno de encargos. 
 
De referir que todas estas intervenções são parte integrante do Programa Municipal de Investimentos lançado em 2016, após revisão orçamental, programa que foi inviabilizado pela Secretaria de Estado do Orçamento, contudo a Câmara ressalva que mesmo assim, "fez prova da existência de verbas próprias para a realização das mesmas, bem como de uma situação financeira muito saudável".
 
Deste modo com a liquidação completa do Plano de Reequilíbrio Financeiro ocorrida na última semana, a autarquia diz-se em condições de lançar de forma autónoma, as intervenções orçamentadas. 
 
A edilidade lamenta "o tempo perdido" (11 meses) desde a revisão orçamental de 2016, apelando à compreensão dos Munícipes, esperando que a situação fique normalizada até final de Setembro.
 
Intervenções lançadas:
Execução de troço na Rua Féria Pavão e repavimentação da Rua do Emissor Regional do Sul, conclusão provável: final de Setembro
Repavimentação da Estrada dos Gorjões - Sta. Barbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra
Repavimentação da Urbanização da Galvana
Repavimentação de Arruamentos em Estoi – 2.ª Fase (Rua Visconde, Rua Marçal Lourenço, Rua do Arco de Santana, Rua dos Cavaleiros, Travessa Esquível, Rua do Pé da Cruz, Rua Fernando Álvaro Secco) 
Repavimentação de ruas no Alto Rodes 
Repavimentação da Rua do Moinho
Conservação do antigo Colégio de Santiago Maior, atual Teatro Lethes
 
Algarve Primeiro