Desporto

Olhão é palco da Final da Taça de Sub 18 em basquetebol

 
 
O evento desportivo foi apresentado na manhã desta segunda feira, numa conferência de imprensa a bordo do caíque Bom Sucesso.

 
A Associação de Basquetebol do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Olhão, candidatou-se e foi selecionada para organizar a Final da Taça de Sub 18 da modalidade, que decorre na cidade olhanense nos dias 4 e 5 de junho. 
 
O evento contou com a presença de representantes das entidades organizadoras, para além do presidente da Câmara Municipal de Olhão e respetiva vereação.
 
Na ocasião, o presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, Eduardo Cruz, sublinhou que a candidatura de Olhão a organizar o evento prendeu-se, desde logo, com “premiar a atividade que o Ginásio Clube Olhanense tem feito pelo basquetebol. Este clube de Olhão é um dos pilares regionais da modalidade e foi mesmo o clube fundador da Associação de Basquetebol do Algarve”.
 
Como outros motivos desta candidatura, Eduardo Cruz acrescentou: “Para a Associação, esta é uma oportunidade de as entidades a nível nacional verem que Olhão tem potencialidades para realizar um conjunto de competições nacionais, que podem projetar o basquetebol e valorizar o que é feito aqui pelo desporto. Gostaria também de ressalvar o apoio que a Câmara de Olhão nos deu desde o primeiro momento, o que foi, sem dúvida, um dos motivos principais pelos quais ganhámos a realização desta Final da Taça”.
 
O Ginásio Clube Olhanense, em cujo pavilhão decorrem os jogos, participou na 2ª Fase Nacional de Apuramento – Zona Sul, tendo ficado a um passo de garantir presença nesta Final da Taça. Marcam presença na Final da Taça o Clube União Sportiva, dos Açores, o Clube Desportivo Francisco Franco, da Madeira, o Galitos Futebol Clube, da Zona Sul, e o Sport Clube Beira-Mar, em representação da Zona Norte. Os jogos disputam-se nos dias 4 e 5 de junho, com jogos agendados para as 15h00 e 17h00 de sábado e 09h30 e 11h30 de domingo.
 
Ao todo, serão 64 atletas e respetivas famílias, 8 juízes e staff da organização, que ao longo dos dois dias de competição “terão uma ação relevante na economia local no que diz respeito, por exemplo, ao alojamento e à alimentação”, rematou o presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, sedeada em Olhão.
 
Parceira desta entidade desde o primeiro momento no apoio à candidatura de Olhão foi a Câmara Municipal. O presidente, António Miguel Pina, começou por referir que “é motivo de orgulho a Federação de Basquetebol ter considerado que reunimos em Olhão as condições necessárias para acolher uma prova desta envergadura e ter mostrado confiança na Associação de Basquetebol do Algarve para organizá-la”.
 
O edil sublinha também que “este é mais um exemplo da política deste Executivo de promoção da prática desportiva, sobretudo junto dos mais jovens”.
 
Para quem não puder comparecer no pavilhão do Ginásio Clube Olhanense nos dias 4 e 5 de junho, a Final da Taça de Sub 18 em basquetebol será transmitida em Live Stream, no canal do Youtube da Federação Portuguesa de Basquetebol.