Sociedade

Olhão tem três praias com "Qualidade de Ouro"

 
Foi esta semana divulgada pela Quercus a lista das praias com “Qualidade de Ouro” em 2016.

 
Ao todo, são 382 praias as praias distinguidas na avaliação da associação ambiental – mais 68 do que no ano passado. No concelho de Olhão, três praias conquistaram este galardão de qualidade ambiental: Armona-Mar, Armona-Ria e Fuseta-Mar.
 
“Mais uma distinção que comprova que os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pela autarquia, mas também por outras entidades, no sentido de, cada vez mais, se minimizar os poucos focos ainda existentes de poluição na Ria Formosa e nas nossas praias de mar, estão a dar frutos, e de forma sustentada, uma vez que esta distinção se baseia em dados colhidos em vários anos consecutivos. A época balnear está à porta, e é bom que os nossos turistas e veraneantes saibam que o nosso concelho, para além de uma beleza natural verdadeiramente única, apresenta uma qualidade ambiental reconhecida por instituições idóneas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina.
 
Esta distinção classifica as zonas balneares que apresentam melhores resultados em vários critérios, como qualidade da água "excelente" nas cinco últimas épocas balneares ou resultados melhores do que um valor indicativo da diretiva comunitária sobre esta matéria, para as bactérias esterococos intestinais e escherichia coli. 
 
A avaliação efetuada pela Quercus baseia-se em dados da Agência Portuguesa do Ambiente e “não inclui as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos, as que só recentemente tiveram os problemas de poluição resolvidos ou aquelas onde se tenha verificado, na última época balnear, uma análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo”, explica a associação ambientalista.