Sociedade

OLHÃO:Ação de limpeza na Ria Formosa descobre colchão entre uma tonelada de resíduos

 
À semelhança de anos anteriores, realizou-se na semana passada, a 22 de abril, mais uma ação de limpeza da Ria Formosa, promovida pelo Real Marina Hotel & Spa, em articulação com outras entidades do concelho, como a Câmara Municipal, Ambiolhão, Parque Natural da Ria Formosa, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a empresa Passeios Ria Formosa.

 
A iniciativa, que decorreu na Ilha da Armona e na Quinta de Marim, inseriu-se na Semana Go Green, promovida pelo Grupo Hotéis Real, que visa sensibilizar os colaboradores para boas práticas ambientais.
 
A autarquia informou hoje que foram mais de 100 os voluntários, na sua maior parte colaboradores daquela unidade hoteleira, que se juntaram à volta do objetivo de recolher o máximo de resíduos que são deixados nesta área protegida. Os números assemelham-se aos do ano passado: cerca de 1 tonelada de lixo recolhido, que deixou, desta forma, de constituir um perigo para a fauna e flora deste local.
 
Pelo caminho, houve ainda tempo de limpar algumas manchas de chorão-das-praias, uma suculenta rastejante invasora, nativa da região do Cabo, na África do Sul, e sinalizar alguns bidões vazios, bem como outros resíduos menos convencionais, como um colchão que havia sido abandonado no cordão dunar. O “fruto” desta ação de limpeza foi posteriormente recolhido pelos técnicos da Ambiolhão, para respetivo tratamento.
 
Os voluntários foram também convidados pelo Real Marina a encherem de areia as garrafas de água que consumiram durante a ação, para serem posteriormente colocadas nos autoclismos daquela unidade hoteleira, o que irá resultar numa poupança anual de mais de 100 metros cúbicos de água potável.
 
“É importante preservar a todo o custo esta gema natural que é a Ria Formosa, e esta é uma tarefa que cabe a cada um de nós. Nessa medida, o Município de Olhão louva esta iniciativa do Real Marina, reiterando que, esta e outras entidades do concelho podem sempre contar com toda a nossa colaboração”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Olhão no dia em que decorreu esta ação.