Sociedade

OLHÃO:Campo de refugiados acolhe grupo de 50 sírios

 
O concelho de Olhão, terá um campo de refugiados, sob a égide da Cruz Vermelha.

 
Em declarações ao Algarve Primeiro, António Palma, Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha de Moncarapacho-Fuzeta, confirmou que está a ser implementado um plano, "que prevê acolher um grupo de 50 pessoas, da Síria". 
 
Este responsável, frisou que a ideia partiu de si, "pela crise humanitária a que todos os dias assistimos", e decidiu apresentá-la à Comissão Portuguesa para os Refugiados e à Cruz Vermelha, "que foi bem aceite".    
 
António Palma adiantou ao nosso jornal, que o campo de refugiados terá 1700m2, e ficará num terreno da própria Cruz Vermelha, na Freguesia de Moncarapacho-Fuzeta, "iremos receber os refugiados incluídos num plano de integração, que passa pelas creches, infantários, escolas, formação e trabalho". 
 
O Presidente da Cruz Vermelha de Moncarapacho-Fuzeta, assinalou que se trata de "um projeto pioneiro em Portugal", e que todas as entidades envolvidas, nomeadamente a Autarquia de Olhão, está "alinhada" com a ideia, que segundo o próprio espera estar no "terreno" já em outubro.
 
Recorde-se que António Palma está ligado ao IEFP de Faro, há vários anos, contando com vasta experiência pessoal e profissional, que tem adquirido no terreno, sobretudo na capacidade de articulação com vários organismos regionais.