Sociedade

OLHÃO:Clube de Leitura “Ler, Reler e Tresler” analisa obra de Mia Couto

 
 
O Clube de Leitura “Ler, Reler e Tresler”, da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, volta a reunir nos dias 13 e 27 de outubro, às 15h00, desta vez à volta da obra Terra Sonâmbula, de Mia Couto.

 
O Clube de Leitura nasceu em 2009, tendo por base um projeto da Fundação Gulbenkian e, desde então, reúne quinzenalmente em torno de uma obra previamente selecionada.
 
Depois da leitura, os membros são convidados a discutir brevemente o assunto dominante da obra e, a partir daí, extrapolar para temas da atualidade. Nestas sessões, há também lugar para a leitura dos excertos mais marcantes do livro escolhido.
 
A escolha de autores para o Clube de Leitura “Ler, Reler e Tresler” procura ser o mais heterogénea possível, de entre autores nacionais e estrageiros. Romance e romance histórico são géneros priviligiados. 
 
Para as próximas sessões, o escolhido é o autor moçambicano Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto, nascido na Beira, a 5 de julho de 1955. Escritor, poeta, jornalista e biólogo, publicou em 1983 o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho.
 
Além de ser considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. 
 
Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos 10 melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué.