Economia

Olhão:"Depuradora do Povo" inaugurada 10 anos após o início do processo

 
 
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, inaugurou hoje, ao lado do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e de Manuel Augusto da Paz, presidente da Formosa, a "Depuradora do Povo", propriedade desta cooperativa de viveiristas da Ria Formosa.

 
Dez anos depois do início do processo e com muitos problemas burocráticos pelo meio, o sonho tornou-se realidade e a cooperativa Formosa já tem a sua própria depuradora para servir os associados (117 atualmente) e todos os que ali queiram depurar ou vender os seus bivalves.
 
Localizada no Porto de Pesca de Olhão, a Depuradora do Povo, que labora em parte de um edifício da Docapesca, que também marcou presença na inauguração através do seu presidente José Apolinário, tal como o diretor regional de Agricultura Fernando Severino, entre outras individualidades, tem capacidade para depurar cerca de 1000 a 1500 quilos de bivalves por dia e vende diretamente ao público. 
 
Como referiu, Manuel Augusto da Paz, «com esta estrutura será mais fácil os viveiristas venderem os bivalves a melhor preço e os consumidores comprarem mais barato, porque a nossa margem de lucro é reduzida».
 
O secretário de Estado do Mar quis conhecer o local onde agora a cooperativa Formosa pode depurar os bivalves, referindo que «é uma obra notável, que vai permitir desenvolvimento. Teve um caminho difícil, mas que se foi trilhando». 
 
Também o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, elogiou a obra da cooperativa Formosa, destacando a sua importância para os associados, que assim «podem depurar os bivalves em casa, ao invés de pagarem para o fazer ou venderem o produto a outras depuradoras».
 
Esta obra, que custou 280 mil euros, foi financiada, em grande parte, por fundos comunitários, tendo a cooperativa pago 20% do total dos custos.
 
Depois da inauguração, os viveiristas mostraram como se faz uma Vila de Amêijoas, iguaria típica de Olhão que cativou o paladar do secretário de Estado do Mar.