Sociedade

OLHÃO:Maios saíram à rua e voltaram a fazer fila na EN125

 
 
Os Maios voltaram a sair à rua no Dia do Trabalhador, cumprindo-se mais uma vez a tradição no concelho de Olhão.

 
Todos os anos os habitantes locais esmeram-se, para mostrar os "seus" Maios, atrativos e variados, sobretudo ao longo da Estrada Nacional 125, entre Olhão e Alfandanga, e nas ruas da Fuseta.
 
Esta é umas das grandes tradições olhanenses do 1º de Maio. Os Maios, bonecos de pano, do tamanho de humanos, saem à rua logo ao nascer do dia. À porta do seu criador ou à beira da estrada, durante este dia, são uma atração que leva milhares de pessoas a passarem e pararem junto à EN 125. 
 
Este ano, foram muitas as alusões à política e ao estado económico do País, algo que também é caraterístico deste tipo de bonecos.
 
A associação Foz do Êta, com o apoio da União das Freguesias de Fuseta e Moncarapacho, distribuiu folares a todos os participantes na Fuseta, cumprimentando e agradecendo “o esforço por manterem a tradição”.
 
Este foi o 31º ano em que se realizou o Concurso de Maios, que atrai visitantes de vários cantos do Algarve e muitas pessoas que estão de férias na região nesta altura do ano. 
 
Desta vez houve 26 participantes e dos mais de 50 bonecos em concurso, foram escolhidos os três melhores, sendo os autores o Cubanito Bar, cujo Maio “Barra da Fuseta” conquistou o terceiro lugar e “Benfica Campeão”, da autoria da poetisa Maria José Fraqueza, conquistou o segundo lugar. O Maio vencedor foi “Varina”, de Francisca Canas.