Sociedade

Olhão:Recolha de lixo na época alta reforçada

 
Durante o período de verão, a recolha de lixo na zona ribeirinha de Olhão, onde se situam a maioria dos restaurantes da cidade, está a ser feita a partir das 03h00, diariamente. Entre outras medidas, o Município e a AmbiOlhão pretendem que com o cumprimento das normas em vigor a cidade esteja cada vez mais limpa.

 
Segundo informa a autarquia, todo o lixo proveniente dos estabelecimentos de restauração e bebidas localizados na Avenida 5 de Outubro e circundantes deverão ser depositados nos contentores semi-enterrados da Avenida 5 de Outubro, Rua Dr. Alberto Iria ou Rua da Conserveira. Estes resíduos não podem ser depositados nos contentores de superfície das ruas adjacentes à avenida, destinados unicamente à deposição de resíduos domésticos.
 
Relativamente aos resíduos recicláveis (vidro, papel/cartão, embalagens de plástico ou outras), existem várias alternativas, entre elas a deposição nos ecopontos localizados junto aos Mercados ou a adesão ao sistema de recolha seletiva porta-a-porta (recolha diária gratuita efetuada pela Ambilinha, diretamente nos estabelecimentos comerciais – é necessário efetuar o registo através do telefone 800 300 289 – sendo fornecidos contentores e sacos de plástico para a deposição dos resíduos), uma solução preferencial, defende a AmbiOlhão e o Município, já que evita a sobrecarga dos ecopontos e não tem quaisquer encargos para os produtores.
 
Excecionalmente, para os bares, quando o espaço disponível no interior do estabelecimento não é suficiente para armazenar os resíduos de papel/cartão, vidro e embalagens de um dia para o outro, os mesmos poderão ser colocados junto aos ecopontos dos Mercados, a partir das 03h00, sendo a recolha efetuada diariamente, cerca das 07h00. 
 
Contudo, esta opção implica também o registo no sistema Ambilinha, para que o estabelecimento possa beneficiar gratuitamente do fornecimento de sacos. Após ter sido efetuado esse registo deverão ser contactados os serviços da Ambiolhão (tel. 289 720003 ou e-mail geral@ambiolhao.pt), a informar de que pretendem passar a depositar os resíduos recicláveis junto aos contentores do Mercado, para que possa existir uma efetiva articulação entre as entidades intervenientes no processo.
 
A Autarquia e a AmbiOlhão alertam ainda para a atenção que deve ser dada à deposição desregrada de resíduos, o que tem vindo a ocorrer na Rua dos Sete Cotovelos. Neste local, estão instalados contentores de superfície que se destinam unicamente à deposição de resíduos domésticos, pela reduzida capacidade e pela falta de espaço para aumentar o número de contentores. Os resíduos dos estabelecimentos de restauração e bebidas só podem ser depositados nos contendores semi-enterrados da Av. 5 de Outubro, Rua Dr. Alberto Iria e Rua da Conserveira, por serem contentores de grande capacidade, que comportam diariamente as quantidades produzidas nesses estabelecimentos.
 
A autarquia sublinha que a utilização dos contentores da Rua dos Sete Cotovelos, que tem vindo continuamente a ser feita por alguns estabelecimentos comerciais, conduz à deposição de resíduos fora dos contentores, com a consequente degradação das condições de higiene e salubridade da zona.