Sociedade

Ondas de sueste colocam Faro sob alerta amarelo

 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera dá conta de uma quinta-feira com temperaturas elevadas em praticamente todo o país, previsão de aguaceiros e trovoada para alguns locais do Norte e Centro e ondulação de sueste para a costa Sul.

 
Na última semana de Agosto, os dias permanecem quentes e o risco de incêndio continua a exigir cuidados especiais da população de forma a evitar comportamentos de risco junto a locais mais vulneráveis.
 
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê céu muito nublado no litoral norte e centro e, a partir da tarde, aumento de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e de aguaceiros, que poderão ser de granizo, em especial nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro.
 
As temperaturas vão atingir os 37 graus Celsius em Évora; 36 em Castelo Branco; 35 em Bragança; 34 em Vila Real e Santarém; 33 em Viseu; 31 em Lisboa; 37 no Funchal; 26 em Ponta Delgada e 24 no Porto e Viana do Castelo.
 
No Algarve, os termómetros vão ultrapassar os 32º e é esperada ondulação de dois metros de sueste.
 
As autoridades alertam os banhistas que deverão adotar comportamentos responsáveis no mar e cumprir a sinalização das praias. 
 
O distrito de Faro apresenta risco máximo de incêndio o que implica comportamentos responsáveis em especial nos locais com maior probabilidade de ignição.
 
De assinalar que, Coimbra, Guarda e Castelo Branco também apresentam risco ‘Máximo’ de incêndio.
 
Doze distritos de Portugal continental encontram-se hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de tempo quente e agitação marítima.
 
Segundo a página do IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, estão sob ’Aviso Amarelo’ desde as 05:00 de quarta-feira e até às 20:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
 
Faro é o único distrito de Portugal continental que se encontra sob ‘Aviso Amarelo’ devido à agitação marítima, uma vez que são esperadas ondas de sueste com dois metros. O aviso teve início às 05:00 de hoje e vigora até às 11:00 de sexta-feira.