Sociedade

Operação STOP em Faro sensibiliza população para a diabetes e a condução

 
Faro recebe amanhã, 18 de novembro, uma operação STOP promovida pela Roche, em conjunto com a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, GNR, Prevenção Rodoviária Portuguesa e ACP, com o objetivo de alertar os condutores com diabetes a medir a glicemia antes de conduzir.

 
A campanha, desenvolvida no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, consiste na distribuição de kits informativos com medidas que deverão ser tomadas na presença de sintomas de hipoglicemia. 
 
A iniciativa vai estender-se a outras localidades do país, com carros patrulha da GNR distribuídos de norte a sul de Portugal, nomeadamente Braga, Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa e Santarém.
 
Em Portugal estima-se que haja mais de meio milhão de pessoas com diabetes diagnosticada e muitas dependem da condução a nível profissional e pessoal. 
 
Estes indivíduos têm um risco ligeiramente aumentado para sofrer acidentes de viação quando não controlam os níveis de glicemia.
 
De acordo com estudos europeus, 32% da população com diabetes já experienciou um episódio de hipoglicemia enquanto conduzia e 38% não tem um medidor de glicemia no carro*, sendo que 16% dos acidentes causados por estes doentes estão relacionados com hipoglicemia. 
 
“O estilo de vida acelerado e por vezes imprevisível que a maior parte das pessoas tem pode reduzir os níveis de glicemia e desencadear um conjunto de sintomas potencialmente perigosos para quem está a conduzir. Neste sentido, programas educacionais como a campanha que estamos a implementar têm um efeito positivo na sensibilização das pessoas com diabetes e na prevenção de acidentes rodoviários” afirma Carlos Neves, Presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.
 
Recomendações preventivas da Associação Americana de Diabetes para as pessoas com diabetes:
 
- ter no carro um glucómetro; ter no carro pacotes de açúcar, bolachas e sumos; testar sempre a glicemia capilar antes de iniciar a condução e a cada intervalo de 1h; nunca iniciar um período de condução prolongado com valores de glicemia capilar inferiores ao normal (70-90 mg/dl) sem consumir hidratos de carbono; parar assim que surjam sintomas de hipoglicemia, avaliar e corrigir a glicemia capilar e não retomar a condução antes de normalizar os valores, geralmente durante um período entre 30 a 60 minutos.