Sociedade

Oratória moderna dá prémios a talentos algarvios

 
Pelo oitavo ano consecutivo, o Speakout Challenge vai eleger na próxima sexta-feira, dia 6, os três melhores jovens algarvios em oratória moderna.

 
Esta competição teve o seu início em 2009 e é antecedida de formação específica, sendo já cerca de 5000 os jovens que entre os 14 e os 17 anos, foram alvo deste programa. Este ano, o Município de Albufeira tornou-se num dos parceiros da iniciativa.
 
O Speakout Challenge é uma organização da Prime Skills, entidade que surgiu este ano face à extinção da Fundação Jack Petchey no Algarve.
 
Esta ação que visa dotar os jovens de técnicas que lhes permitam discursar em público com eficácia, tinha o apoio exclusivo da londrina Jack Petchey Foundation mas, este ano, para além da entidade inicial, conta também com novos parceiros, como é o caso dos municípios de Albufeira, de Loulé e Silves, assim como de entidades privadas.
 
Em todos os anos, mais de 600 jovens algarvios frequentam uma oficina de oratória moderna durante o mês de janeiro.
 
Após este curso são apurados os que se destacam para competirem numa semifinal com todos os jovens do seu concelho. A Final junta os melhores dos municípios de Albufeira, Loulé e Silves e, este ano, de Lagoa.
 
O método para este ensino foi apurado pela Speakers Bank, uma organização internacional que junta prestigiados investigadores da área da Comunicação.
 
Agendada para as 19h00 no Auditório Municipal de Albufeira, a Final do Speakout Challenge vai juntar 17 jovens talentos que apresentarão discursos de três minutos com temática da sua escolha. 
 
Os prémios são monetários e por se destinarem a menores, traduzem-se na abertura de contas bancárias que lhes permita iniciar um plano financeiro destinado a apoiar os seus estudos.
 
O júri é constituído por elementos com responsabilidades na área da Comunicação dos Municípios envolvidos e da Prime Skills.