Economia

Orçamento Participativo de Alcoutim levou mais de 10% dos eleitores às urnas

 
A Câmara Municipal de Alcoutim vai investir 100 mil euros na execução dos dois projetos mais votados no âmbito do Orçamento Participativo de Alcoutim (OPA).

 
A fase de votação das vinte e seis propostas admitidas decorreu de 29 de setembro a 10 de outubro e envolveu mais de 10% dos eleitores.
 
As duas propostas mais votadas, que cumulativamente, não ultrapassaram o valor estipulado para o primeiro orçamento participativo do concelho, localizam-se nas freguesias de Vaqueiros e Alcoutim e têm estimativa orçamental de 50 mil euros cada. 
 
A primeira obteve um total de 59 votos e visa restaurar o antigo poço público da entrada norte de Vaqueiros e zona envolvente, assim como a construção de um parque de merendas no lavadouro existente, um caminho pedonal e alguns muros em xisto. 
 
A outra proposta vencedora, conquistando 40 apoiantes, visa a requalificação da Avenida de Espanha, em Alcoutim.
 
Para o presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves, “esta é mais uma aposta ganha, já que os números falam por si”. Foram cerca de três centenas de munícipes que quiseram ter uma palavra a dizer em relação aos investimentos no concelho. “Os objetivos a que nos propusemos com a implementação do Orçamento Participativo no concelho de Alcoutim foi basicamente contribuir para uma maior aproximação entre as políticas públicas e os cidadãos e potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho e considero que os mesmos foram amplamente atingidos”, sublinhou o presidente da autarquia.