Sociedade

Orquestra Clássica do Sul estreia peça

A peça Dor e amor, de Carlos Marecos, é estreada no domingo, pela Orquestra Clássica do Sul (OCS), sob a direção Jan Wierzba, num concerto na Igreja do Carmo, em Tavira, em que é solista a contralto Carolina Figueiredo.

 
A peça de Carlos Marecos foi composta especialmente para a OCS e é inspirada em poemas de Nuno Júdice, natural da freguesia portimonense da Mexilhoeira Grande, embaixador da OCS no Algarve.
 
Sobre a peça, em comunicado enviado à Lusa, Carlos Marecos afirma: "A poesia de Nuno Júdice inspirou-me uma música quase sempre calma, lenta, tranquila, quase secreta".
 
"Procurei que as texturas musicais acolhessem os poemas no seu sentido literário, mas tentando, através da minha interpretação musical, encontrar-lhes uma outra leitura poética. Nalguns casos, os poemas ajustam-se à forma e à textura musical, noutros, a música molda-se de acordo com a métrica dos poemas ou a sua geometria", acrescenta o compositor.
 
Segundo a OCS, esta estreia enquadra-se "nas parcerias com nomes reconhecidos de áreas complementares, da música à poesia, e que aceitaram colaborar neste projeto, como seus embaixadores, com o objetivo de tornar a música clássica mais próxima das diferentes comunidades".
 
O programa do concerto, marcado para as 18:00 de domingo, na Igreja do Carmo, em Tavira, inclui a interpretação da Segunda Sinfonia de Beethoven e da Sinfonia em Ré Maior, de Carl Philipp Emanuel Bach, segundo filho de Johann Sebastian Bach, que "se tornou conhecido como um compositor influente trabalhando num momento de transição entre o estilo barroco do seu pai e os estilos clássico e romântico que se seguiram", escreve em comunicado a OCS.