siga-nos | seja fã
PUB
 

“Os animais são nossos amigos” conheça os benefícios para a saúde

“Os animais são nossos amigos” conheça os benefícios para a saúde
Imprimir Partilhar por email
19-05-2015 - 15:57
Há muito tempo que se fala na importância de ter um animal de estimação em casa, mas pouco se sabia dos reais benefícios para a saúde dessa adoção para a vida.
 
Um estudo recente vem comprovar essa importância e ajudar a compreender até que ponto a relação familiar com um animal pode ficar beneficiada. 
 
Desde o século XIX que a ciência se tem debruçado sobre os múltiplos benefícios dos animais de estimação para a saúde dos donos, pelo que se tornou um hábito para muitas famílias adotar um animal.
 
O trabalho de investigação publicado no Independent vem comprovar que, para além da companhia, ter um animal em casa faz bem à saúde.
 
Seja um cão, um gato, um pássaro ou até mesmo um peixe, a presença de um animal dá ‘vida’ à casa e dá saúde ao dono. 
 
Esta é a teoria mais defendida pelos recentes estudos que avaliam o impacto positivo que um animal de estimação tem na saúde das pessoas.
 
Um exemplo tão simples como ter um peixe a nadar no aquário pode ser um excelente aliado no combate ao stress e à redução, temporária, da frequência cardíaca e da pressão arterial. Já um pássaro pode melhorar a qualidade do sono.
 
Um amigo peludo, seja um cão ou um gato, ajuda na recuperação de uma doença grave, como um cancro, e é um ótimo aliado para combater o sedentarismo e a rotina. 
 
Diz um estudo norte-americano, citado pelo jornal, que os donos de cães têm 8,6 vezes mais probabilidades de estarem vivos um ano depois de sofrerem um AVC do que aqueles que não têm amigos de quatro patas em casa.
 
A nível emocional e sentimental ter a presença frequente de um animal, de estimação ou não, é importante para combater o isolamento e a depressão, melhorar a autoestima e a própria autonomia.
 
Para os mais novos, escreve o The Independent, ter um cão em casa é sinónimo de confiança e segurança e, também, um escape para os momentos de tristeza ou receios, principalmente nas alturas em que os pais discutem. O animal é um importante refúgio para as crianças.
 
Alguns estudos médicos vão mais longe e atribuem aos animais de estimação – em especial aos cães – um papel crucial na aprendizagem das crianças.
 
Mas o ‘poder’ dos animais vai muito além do que fazem pelos donos. O efeito positivo que têm nas pessoas em geral é já um ponto assente na ciência e na medicina e deu origem à recente tendência da ‘terapia animal’, atividade em que cães são levados a hospitais, prisões, lares de idosos e escolas para dar alegria e ajudar na recuperação e integração.
 
Perante estes resultados, vale a pena pensar duas vezes quando se assume o compromisso de ter um animal em casa, já que, para além da companhia, do benefício para a saúde, é uma relação para a vida que se deve preservar.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Baixa Inteligência Emocional afeta a qualidade das relações



-

Não se desculpe por dizer a verdade!



-

O que queremos, acontece!



-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Teatro das Figuras recebe versão contemporânea de “O Lago dos Cisnes”

Teatro das Figuras recebe versão contemporânea de “O Lago dos Cisnes”

ver mais
 
GNR de Lagoa recebe do Município duas scooters

GNR de Lagoa recebe do Município duas scooters

ver mais
 
Proteção Civil de Portimão volta a ‘preparar’ escolas para situações de emergência

Proteção Civil de Portimão volta a ‘preparar’ escolas para situações de emergência

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio