Família

Pais e filhos: os conselhos devem seguir os exemplos

 
“Viva de tal modo que quando os seus filhos pensarem em justiça, carinho e integridade, se lembrem de si” H. Jackson Brown.

 
Tão importante quanto dar um conselho a um filho e esperar que ele o siga ou que aprenda com ele, é mostrar esse exemplo através dos seus atos diários. Quer isto dizer que, o ser humano aprende com o que lhe ensinam, mas sabe muito mais através do exemplo que observa.
 
Partindo deste pressuposto e, sem esquecer que educar é uma tarefa exigente e prazerosa ao mesmo tempo, os especialistas recomendam que os pais tenham especial cuidado em transmitir exemplos de qualidade aos seus filhos. Muito mais do que dizer a um adolescente para não ingerir bebidas alcoólicas, é os pais terem também esse cuidado nos consumos e serem capazes de explicar aos filhos a quantidade que se pode ingerir para evitar excessos. Este é um exemplo que serve para tudo em termos de educação.
 
Naturalmente que os pais podem aproveitar para cultivar hábitos de vida saudáveis quando assumem a parentalidade, sendo que assim se torna mais fácil fornecer melhores exemplos aos mais novos. Ao mesmo tempo, devem ser sinceros, francos e honestos, explicar a realidade com coerência, tempo e carinho para que o que dizem às crianças seja recebido e melhor compreendam o que observam.
 
Uma criança cresce muito mais feliz e equilibrada num ambiente onde as regras são claras e onde os pais reservam o tempo necessário para que as compreenda. Dar um conselho é importante, mas requer uma explicação e que o mesmo seja reproduzido num ato, já que, dessa forma, os mais novos vão assimilar a informação com muito mais confiança e facilidade.
 
Para que os pais tenham mais presente a necessidade de cultivar bons exemplos e, para que possam dar mais sentido aos seus conselhos, deixamos-lhe aqui algumas dicas:
 
- as pequenas situações do quotidiano são muito importantes para construir o exemplo, o que se pode aplicar através do simples ato de pôr e levantar a mesa, a família reunir-se em torno da refeição, falar um de cada vez, cumprir os horários, as orientações da escola e os trabalhos de casa, entre outros que servem para reforçar os hábitos e a responsabilidade e que são muito importantes para todos.
 
- a importância da comunicação assume aqui um papel de relevo na relação entre pais e filhos. Qualquer gesto, expressão ou palavra, são fundamentais para que pais e filhos se conheçam mutuamente.
 
- também as normas: devem ser claras e estar acompanhadas de explicações coerentes. É bom que o seu filho entenda que às vezes uma coisa é o que ele quer, e outra o que tem que seguir para ser educado.
 
- mostre, através do exemplo, como reage aos erros. É importante que os pais assumam os seus enganos e que os corrijam para que os filhos também o façam.
 
- ensine os seus filhos a pedir desculpa quando cometem um erro, pois será dessa forma que se tornam mais humanos, mais sociáveis, responsáveis e capazes de lidar com os problemas.
 
Tenha sempre em mente o tempo que os seus filhos demoram para aprender as coisas, já que se trata de um processo gradual e não imediato e, recue sempre que necessário para melhorar.
 
Fátima Fernandes