Sociedade

Passeio “Vinho e vinha” integra Feira da Dieta Mediterrânica

 
Realiza-se, no próximo dia 06, pelas 09h30, em Vale Formoso-Asseca, um passeio dedicado à vinha e ao vinho, sob a orientação de Manuel Marcelino (agricultor).

 
Este encontro, que integra o programa da II Feira da Dieta Mediterrânica (05 a 07 de setembro), visa dar a conhecer os saberes relacionados com esta cultura, designadamente, no que se refere à variedade da uva (pau ferro, tamarez, alcaira); às parreiras que moldam os caminhos e cercados; às colheitas, à feitura do vinho; assim como aos diferentes fins a que as vinhas se destinam (uva de mesa e/ou para vinho, uva passada).
 
A vinha, juntamente com as culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira. A referência ao vinho também. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve:  “o seu terreno, grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga”.  
 
A inscrição na ação é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h30).
 
Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).