Política

PCP fez “check up” à esquadra da PSP de Olhão e pede intervenção urgente do Governo

 
O Partido Comunista Português visitou as instalações da esquadra da Polícia de Segurança Pública de Olhão e assinalou um conjunto de falhas que julga merecerem uma intervenção urgente por parte do Governo.

 
Em comunicado, a delegação do PCP dá conta da sua observação face às condições de funcionamento da esquadra e fez um apontamento acerca do parque automóvel, tendo avaliado o número de efetivos.
 
O PCP deslocou-se à esquadra de Olhão no passado dia 27 de março e “inteirou-se das condições em que a PSP de Olhão trabalha e presta serviço à população”.
 
A delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, diz em comunicado que, “A esquadra da PSP tem 80 efetivos, mas por motivos diversos, apenas se encontram ao serviço cerca de 71-72”.
 
Ainda no que se refere aos efetivos, o mesmo grupo de trabalho comunista adianta que, “devido ao número insuficiente de admissões ao longo dos anos, a idade média dos polícias tornou-se muito elevada, acima do que seria desejável. Tendo em conta que a taxa de criminalidade em Olhão é superior à média no Algarve, justificar-se-ia um reforço dos efetivos na Esquadra desta cidade, permitindo melhorar a sua capacidade de atuação, designadamente ao nível do policiamento de proximidade”.
 
 A esquadra da PSP de Olhão foi construída nos anos 70 e, desde então, “não teve obras de requalificação, encontrando-se bastante degradadas”.
 
Segundo a delegação do PCP, “Há infiltrações, manchas de humidade, estuque das paredes e dos tetos a cair. Para minimizar os problemas de infiltrações, algumas salas foram revestidas com azulejos; mas mesmo assim os azulejos deterioraram-se com a humidade”.
 
O mesmo comunicado adianta que, “ As salas de detenção tiveram de ser desativadas por não cumprirem as normas aplicáveis (em particular, devido às infiltrações e humidade que deterioraram as paredes), obrigando à transferência de detidos para Faro”.
 
No mesmo diagnóstico o PCP encontrou “cozinha e casas-de-banho antiquadas e caixilhos das janelas degradados, permitindo a formação de correntes de ar”.
 
“Assim, com vista à criação de condições adequadas de trabalho para os profissionais da PSP e de atendimento aos cidadãos, urge realizar obras de requalificação na Esquadra”, lê-se no mesmo comunicado.
 
Na mesma visita, a delegação do PCP “inteirou-se da desadequação das viaturas ao serviço da PSP. As quatro viaturas descaraterizadas são de 1996, 1997, 1999 e 2002, ou seja, têm uma idade média de 18,5 anos! As restantes quatro viaturas são de 1999, 2002, 2006 e 2009, com uma idade média de 12 anos”. 
 
Segundo o mesmo comunicado, “parece uma evidência inquestionável que o parque automóvel da Esquadra de Olhão precisa, urgentemente, de uma renovação. Acresce ainda que as 8 viaturas atualmente disponíveis são insuficientes, condicionando a intervenção da PSP”.
 
O documento dá conta de que, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou a Ministra da Administração Interna, dirigindo-lhe um conjunto de perguntas.
 
O Partido Comunista Português quer saber, quando irá o Governo proceder a um reforço do número de efetivos na Esquadra da PSP de Olhão, quando irá o Governo realizar obras de requalificação na Esquadra com vista à criação de condições adequadas de trabalho para os profissionais da PSP e de atendimento aos cidadãos e quando será alargado e renovado o parque automóvel.
 
Algarve Primeiro