Política

PCP pergunta ao Governo sobre urgência de novo cais para carreias fluviais entre VRSA e Ayamonte

 
Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o cais fluvial de Vila Real de Santo António, acompanhado por representantes da Docapesca, por dirigentes da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações e do Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante e pelo gerente da Empresa de Transportes do Rio Guadiana.

 
Para a mesma delegação, devido ao desinvestimento ocorrido nos últimos anos nos portos comerciais e de pesca da região algarvia, o cais transfronteiriço, que serve as carreiras fluviais entre Vila Real de Santo António e a localidade espanhola de Ayamonte, atingiu um elevado estado de degradação. Por questão de segurança, o transporte de automóveis foi interrompido em novembro de 2015 e, mais tarde, em agosto de 2016, o cais foi também interditado ao transporte de passageiros.
 
Temporariamente, as carreiras fluviais foram transferidas para o cais de embarque vizinho, destinado às embarcações marítimo-turísticas, o qual, para o efeito, foi objeto de uma pequena obra de manutenção de emergência. Contudo, apesar desta obra, também este cais não apresenta condições adequadas de segurança e comodidade, não permitindo, além disso, o embarque/desembarque de automóveis.
 
Circunstância que tem provocado sérios prejuízos à Empresa de Transportes do Rio Guadiana, nomeadamente no que diz respeito à impossibilidade de transportar automóveis entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, situação que a prolongar-se no tempo, poderá inclusivamente comprometer a viabilidade da empresa, colocando em causa mais de uma dezena de postos de trabalho.
 
Prejudicados são também os operadores das embarcações marítimo-turísticas, já que as carreiras fluviais têm prioridade no acesso ao cais, colocando constrangimentos à operação das marítimo-turísticas.
 
Por fim, também a Docapesca é prejudicada, já que perde parte da receita que lhe cabe pelo transporte de automóveis, frisam os comunistas.
 
Durante a visita, a delegação do PCP foi informada que a Docapesca decidiu lançar um concurso público para a construção de um novo cais flutuante e de uma ponte de acesso ao cais, obra que a concretizar-se permitiria ultrapassar o problema.
 
Deste modo o Grupo Parlamentar do PCP questionou a Ministra do Mar sobre a construção de um novo cais em Vila Real de Santo António para as carreiras fluviais que operam entre esta localidade e Ayamonte e sobre as datas previstas para o início e a conclusão das obras de construção desse cais.
 
Algarve Primeiro