Sociedade

PCP:Utentes do Centro de Saúde de VRSA "empurrados" para Tavira e Alcoutim

 
Comunicado do PCP dá conta que a mais recente medida, divulgada em circular interna do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, refere que os utentes sem médico de família que pretendam uma consulta médica:"deverão dirigir-se ao Centro de Saúde de Tavira ou Alcoutim".

 
A situação fica também agravada nos Cuidados de Enfermagem, informa o PCP, e neste caso, para todos os utentes, com a redução dos horários de atendimento, em particular com a eliminação do atendimento ao sábado. 
 
O mesmo comunicado dos comunistas, adianta que o "atendimento no Centro de Saúde de Tavira ou Alcoutim volta a ser apresentado como alternativa (irreal para utentes com dificuldades de deslocação, fragilidade económica ou cujo estado de saúde não permita este esforço acrescido)".
 
Por outro lado o PCP denuncia que "o Serviço de Urgência Básica (SUB) de VRSA, que pontualmente dava apoio a algum dos casos acima descritos, por opção de gestão que agora passou para o Centro Hospitalar do Algarve, deixa de intervir nestas situações, excepto se trate de um caso de urgência, onde o utente será devidamente atendido após o pagamento da Taxa Moderadora no valor de 15,5€".
 
"O caminho do desinvestimento em meios materiais e humanos no SNS e aumento dos custos despendidos pelos utentes tem um objectivo cada vez mais claro", defende o mesmo comunicado, como "degradar os serviços prestados, dirigindo progressivamente os utentes para Serviços de Saúde Privados, que no entanto só estão acessíveis a quem os puder pagar e/ou que subscreva seguros ou outros subsistemas de saúde".