Sociedade

Pedro Rego de Montemor-o-Novo venceu IV Open de Xadrez de Alte

 
Pedro Rego, da Associação de Xadrez A Torre, de Montemor-o-Novo, foi o grande vencedor do IV Open de Xadrez de Alte, com seis vitórias e apenas um empate.

 
Em segundo lugar ficou João Guerra Costa, do Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, e o pódio fechou com Nicholas Lanier, xadrezista que ostenta a bandeira dos Estados Unidos da América, radicado há vários anos no Algarve, que esta época representa o Loulé ++.
 
A prova, que integrou pela primeira vez o Circuito Nacional de Partidas Semi-Rápidas da Federação Portuguesa de Xadrez, contou com 46 inscritos em representação de 10 clubes das associações distritais do Porto (GD Dias Ferreira), Coimbra (Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho), Lisboa (Mata de Benfica, Estrelas S. João Brito), Setúbal (AXAT, FC Barreirense), Beja (CX Ferreira do Alentejo) e Faro (AXAL, ADC Faro, Loulé ++), reunindo xadrezistas de seis nacionalidades diferentes que competiram pelo prize money global de 700 euros que premiou os primeiros vinte classificados.
 
Alte, no concelho de Loulé, recebeu assim mais de sessenta visitantes, entre jogadores e acompanhantes, alguns dos quais beneficiaram da oferta de alojamento disponibilizada pela Junta de Freguesia local, naquela que foi a competição mais participada no Algarve nas últimas temporadas.
 
A competição decorreu nas instalações da Escola Profissional de Alte e a cerimónia de entrega de prémios foi patrocinada pela Câmara Municipal de Loulé.
 
Os vencedores de cada escalão receberam troféus cedidos pela autarquia e pelo IPdJ, e os três primeiros classificados receberam peças manufacturadas pelas artesãs Da Torre.