Sociedade

“Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve” no Centro de Interpretação de Vila do Bispo

 
De 2 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015 o Centro de Interpretação de Vila do Bispo recebe a exposição itinerante “Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve”.

 
A mostra criada por dez instituições pertencentes à Rede de Museus do Algarve é consagrada a 11 ilustres personagens da história da ciência com trabalhos e legados relevantes para o conhecimento histórico e científico do Algarve, onde o município Vila do Bispo está representado pelo "pioneiro", o Padre Manuel Madeira Clemente.
 
O projeto 'Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve' incide sobre a geração de personalidades que, desde os finais do século XVIII até ao século XX, procuraram esclarecer e fundamentar os contornos da identidade do país, através do estudo da história e da cultura popular, designadamente na região algarvia.
 
As personalidades apresentadas vai de José Sande Vasconcelos a Estácio da Veiga, passando por Santos Rocha, Ataíde Oliveira, José Leite Vasconcelos, José Formosinho, Estanco Louro, Padre Manuel Madeira Clemente, Padre Nunes da Glória, Padre Semedo de Azevedo e João Grade, uns por serem naturais da região e outros porque se debruçaram sobre as comunidades locais, revelando a forma pioneira como estudaram e registaram a paisagem social, científica e cultural.
 
Grande parte destes pioneiros, destacaram-se no panorama de um período que se caracterizou pela crescente multiplicação de investigadores e estudiosos locais, e nas primeiras aproximações à arqueologia, etnografia, histórica local, ciências e literatura oral determinantes na definição de uma identidade regional, contribuindo desse modo para a construção de algumas representações do Algarve e da sua cultura popular, as quais ainda hoje prevalecem.
 
A exposição, inaugurada a 27 de abril no Museu de Portimão, tem desde então percorrido o Algarve numa itinerância por vários concelhos e museus.