Economia

Portimão é um dos munícipios que poderá ter salários em risco em agosto

 
Há autarquias em situações financeiras de tal modo complicadas que já não há dinheiro para os salários dos funcionários em agosto.

 
Segundo o "Correio da Manhã" citando o presidente da Associação Nacional de Municípios  Portugueses, Manuel Machado, "há câmaras que precisam do dinheiro do Fundo de Apoio Municipal, urgentemente".
 
Na lista das autarquias mais problemáticas está Portimão, Vila Nova de Poiares, Aveiro e Gaia com mais de três mil funcionários que podem ter o salário em risco já em agosto.
 
Manuel Machado espera contudo que o Fundo de Apoio Municipal garanta os vencimentos do funcionários locais. 
 
Os municípios conseguiram baixar a dívida autárquica em mais 370 milhões de euros no ano passado, mas os números continuam elevados.
 
O CM acrescenta que só 50 municípios com o maior passivo, representam 60% do total da dívida das autarquias, que ascendia em 2013 aos 6,7 mil milhões de euros.
 
Os números ontem divulgados por um estudo da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas revelam também que as contas dos municípios portugueses têm um "empolamento orçamental" o que poderá esconder mais bruracos financeiros.
 
Entretanto, Pedro Poucochinho, chefe de Relações Públicas e Comunicação da autarquia de Portimão, adiantou esta manhã ao Algarve Primeiro, que "além de uma gestão rigorosa que a autarquia está a fazer", o objectivo passa também, com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses, "agilizar o processo relativo ao mecanismo extraordinário sobre a candidatura ao Fundo de Apoio Municipal", para que este seja executado em tempo útil.