Sociedade

Portimão prepara-se para a época da chuva com medidas de prevenção

 
No próximo dia 1 de outubro inicia-se um novo ano hidrológico, onde pode assistir-se a períodos de ocorrência de precipitação mais intensa e prolongada, o que poderá desencadear situações de emergência.

 
Neste sentido, o município de Portimão deu início na passada terça-feira, 19 de setembro, à execução da regularização das linhas de água da área rural do concelho, em particular na freguesia da Mexilhoeira Grande.
 
Trata-se de uma ação, que está inserida no âmbito da Medida 8.1.4. “Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos”/PDR 2020, e surgiu na sequência do incêndio que afetou os concelhos de Portimão e de Monchique no ano passado (incêndio da Foia), tendo-se procedido à identificação das intervenções necessárias à estabilização dos ecossistemas afetados e à remoção do material ardido. 
 
Ainda neste âmbito, e tendo em vista a reposição e sustentabilidade dos valores ecológicos afetados, o município de Portimão irá proceder à recuperação das infraestruturas danificadas (rede viária), em particular na área afetada pelo incêndio.
 
Com o aproximar da precipitação que marca o Outono, esta medida enquadra-se nos trabalhos de limpeza e desobstrução das linhas de água, o desentupimento e desassoreamento das sarjetas, sumidouros, valetas e esgotos, bem como a sinalização de situações de instabilidade de taludes e perda de consistência dos solos.
 
Na quinta-feira, 21 de setembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão emitiu um comunicado a todos os Agentes de Proteção Civil locais e entidades cooperantes com competências neste âmbito, de forma a promover uma ação preventiva face a situações meteorológicas adversas, estando prevista a disseminação, até ao final de setembro, de avisos com recomendações para a população.