Sociedade

PORTIMÃO:Praia da Rocha recebeu projeto pioneiro na Europa que promove mais segurança nas praias

 
 
Assinalando a pré-abertura da época balnear, prestes a iniciar no Algarve, arrancou a 4ª edição do “Surf Salva”, que tem como novidade este ano promover, em três eventos inéditos, a interação entre nadadores salvadores, surfistas, e todos os outros praticantes de atividades náuticas, realçando a importância do trabalho em equipa para a segurança nas praias portuguesas.

 
O número cada vez mais elevado de banhistas e as cerca de 1317 intervenções de nadadores-salvadores realizadas na época balnear passada, dão relevância a este projeto.
 
Segundo comunicado da organização do evento, estão agendados três eventos. O primeiro teve lugar este sábado na Praia da Rocha em Portimão, depois a 29 de abril acontece em Carcavelos e a 6 de maio em Matosinhos. 
 
Estas atividades permitem aos nadadores salvadores e praticantes de desportos aquáticos como o surf, experienciar em cenário real a utilização de meios complementares como a Moto de Salvamento Marítimo, a Moto 4x4, a Embarcação Salva Vidas e a Prancha de Salvamento.
 
Este projeto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, pioneiro na Europa, irá depois percorrer o país visitando 21 praias e oferecendo o acesso a ações de sensibilização e de formação em salvamento aquático e suporte básico de vida, tendo como objetivo ajudar a reduzir o número de afogamentos. 
 
A iniciativa, disponível também para os banhistas, conta ainda com a participação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que estará presente com ações de sensibilização para a importância da prevenção do cancro de pele, com uma atenção especial para os nadadores salvadores que estão, durante a época balnear, muitas horas expostos ao sol.
 
Na sua edição de 2016 o projeto contou com a participação de mais de 3200 surfistas e banhistas e para este ano a expectativa é que o número cresça, havendo mais e mais pessoas a participarem nos  eventos que se vão realizar entre abril e setembro.
 
Para o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, Capitão-de-mar-e-guerra Paulo Tomás de Sousa Costa, ''O ‘Surf Salva‘ já faz parte da agenda da época balnear. A união de nadadores-salvadores com surfistas, e também banhistas, pode efetivamente ajudar a salvar vidas e é isso mesmo que pretendemos fomentar com este projeto, em prol de praias mais seguras”.
 
Segundo Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl Portugal, “O ‘Surf Salva’ enquadra-se na perfeição na nossa estratégia de responsabilidade social. Tem um espirito muito positivo, inovador e promove a eficiência, que é algo que está no ADN da nossa marca. É com entusiasmo que assistimos ao interesse, cada vez maior dos surfistas ou banhistas, por este projeto. Para o Lidl Portugal, é recompensador contribuir para salvar vidas, através da dinamização deste projeto“.
 
Rita Teles Branco, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sublinhou que “É uma oportunidade excecional podermos promover neste contexto, na praia, uma atitude responsável nos momentos de maior exposição aos raios solares. O ‘Surf Salva’ é uma iniciativa que vai totalmente ao encontro da nossa missão”.
 
Algarve Primeiro