Sociedade

Portimão:Pratos confecionados à base da cavala algarvia no Mercado da Av.ª S.João de Deus

 
No próximo dia 4 de outubro, a partir das 9h30, o Mercado da Avenida São João de Deus receberá uma demonstração e degustação de pratos confecionados à base da cavala algarvia, a cargo de um chef da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

 
Sob o lema "Venha prová-la Cavala Algarvia", a ação insere-se no projeto de valorização da cavala e tem como objetivo promover o consumo desta espécie, uma das mais pescadas pela frota algarvia.
 
Não obstante ter pouca relevância na gastronomia portuguesa, tanto no que diz ao reconhecimento nutricional como ao gastronómico, a cavala é habitualmente rejeitada pela frota comercial, apesar de representar cerca de 50% de todas as capturas pesqueiras da região, daí o surgimento deste projeto, que visa incentivar o seu aproveitamento comercial, com vista a uma exploração racional e sustentada dos oceanos.
 
Esta iniciativa do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a Docapesca, o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, a Barlapesca e o Município de Portimão, pretende deste modo sensibilizar para a cavala.