Sociedade

Portugal entre os países mais livres do mundo

 
Portugal está entre os 10 países mais livres do mundo, o que contrasta e muito, com os níveis de felicidade divulgados nos dias anteriores!

 
Se a liberdade não traz felicidade, essa é outra questão, mas na prática, Portugal é um dos 10 países mais livres do mundo na lista do Instituto Legatum.
 
Um país onde basicamente cada um diz o que pensa e deseja, faz o que bem entende e, aparentemente age em conformidade com a sua liberdade de pensamento, é o que surge espelhado no relatório anual que não deixa margem para dúvidas.
 
Portugal está posicionado num grupo onde nem a Alemanha, nem os Estados Unidos, nem alguns dos países do Norte da Europa conseguiram integrar. Estamos mesmo entre os melhores ainda que o reconhecimento dessa conquista seja muito ténue quando se aborda o tema ou se homenageiam os “capitães de Abril.”
 
O instituto Legatum premiou Portugal pela sociedade livre, colocando-nos na lista de países mais livres do mundo. A pouca distância das sociedades mais evoluídas, Portugal surge numa lista que tem apenas espaço para a elite mundial nos lugares cimeiros. 
 
Um dos países mais livres do mundo sem que as novas gerações consigam evidenciar essa conquista, pelo que, quem sabe se a revelação destes dados, mostra o quão difícil é alcançar e manter a liberdade.
 
Estamos prestes a chegar ao 43º aniversário do 25 de abril de 1974 e, esta distinção revela seguramente que, Portugal “apanhou o comboio” mundial da liberdade de pensamento muito desejada num mundo cada vez com mais barreiras individuais e coletivas. 
 
Algarve Primeiro