Política

Posto Territorial de Lagos da GNR sem mínimas condições de funcionamento - PCP

 
O Grupo Parlamentar do PCP recordou em comunicado, que em julho de 2012 questionou o anterior Governo PSD/CDS sobre as condições de alguns postos da GNR no Algarve, em particular, do Posto Territorial de Lagos.

 
Na resposta, o Governo reconheceu que «as instalações [do Posto Territorial de Lagos] encontravam-se degradadas e desajustadas face às necessidades do serviço da GNR, não oferecendo as melhores condições de trabalhos aos militares nem para os cidadãos».
 
Apesar deste reconhecimento, o PCP refere que o anterior Governo nada fez, situação que foi denunciada pelos deputados comunistas em mais três perguntas e em diversas audições parlamentares ao Ministro da Administração Interna.
 
Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Posto Territorial de Lagos da GNR, podendo confirmar que as instalações se encontram ainda mais degradadas, com múltiplas infiltrações, estuque de paredes e teto a cair, portas e portadas a desfazerem-se e intenso cheiro a mofo em algumas divisões. A cela do Posto encontra-se inativa, por falta de condições, sendo os detidos transferidos para Vila do Bispo.
 
O espaço do Posto onde vivem alguns elementos da Guarda não têm condições de habitabilidade minimamente aceitáveis, onde é descrito o episódio de um militar da GNR que há uns anos, que vivia no Posto Territorial de Lagos ter contraido uma infeção pulmonar devido às desadequadas condições de habitabilidade do espaço.
 
Aos problemas com as instalações, acresce o insuficiente número de elementos da GNR colocados no Posto Territorial de Lagos, sendo necessário um reforço de 4 ou 5 elementos, destaca o mesmo comunicado.
 
O Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou a Ministra da Administração Interna sobre a necessidade de novas instalações para a GNR de Lagos e ainda sobre a necessidade de reforçar o número de elementos da Guarda colocados no Posto Territorial de Lagos.