Sociedade

Praia de Faro com nova Ponte em 2018

 
O Presidente da Câmara Municipal de Faro alcançou esta segunda-feira em Lisboa, um entendimento com o Ministério do Ambiente que vai viabilizar a construção da nova Ponte para a Praia de Faro.

 
Tendo em atenção a inexistência de financiamento para esta obra, o Município compromete-se a assumir mais 20% do seu custo total, estimado em cerca de 2,4 milhões de euros, que se somam aos 30% já comprometidos no momento da constituição do capital social da sociedade Polis, cujo programa de trabalhos este projeto estava inicialmente inscrito. 
 
Segundo comunicado da autarquia, apesar do esforço “extraordinário” a que se compromete, para o Município esta foi a solução possível tendo em conta a necessidade evidente de aumentar os níveis de serviço, segurança e conforto dos utentes no acesso à praia de Faro, num equipamento que é ainda muito mais eficiente do que o atual dos pontos de vista hidráulico, ambiental, arquitetónico e de navegabilidade. 
 
De referir que o alinhamento da nova ponte será retilíneo e paralelo à ponte atual (imediatamente a nascente) o que vai permitir a sua edificação com um menor índice de transtorno no acesso à praia. 
 
De acordo com os novos prazos previstos, será possível atravessar a nova ponte para a Praia de Faro ainda em 2018. Posteriormente, a gestão e manutenção da infraestrura estarão a cargo do Município.