Sociedade

Praia do Pego Fundo em Alcoutim eleita paraíso natural

 
Eleita uma das melhores praias fluviais do nosso país numa lista de 24, a Praia do Pego Fundo em Alcoutim é já um ponto de visita obrigatória para muitos turistas nacionais e estrangeiros.

 
Com “água quente e doce, num ambiente fantástico e paradisíaco”, os turistas espanhóis “não lhe viram as costas” e marcam anualmente a sua presença.
 
Para quem vive em Alcoutim, a praia fluvial é “a frescura agradável” nos dias quentes de verão.
 
Mas afinal, o que é que se esconde neste lugar em Alcoutim?
 
A Praia do Pego Fundo está localizada na margem esquerda da Ribeira de Cadavais, a 500 metros do centro da vila de Alcoutim.
 
Esta é uma praia de pequenas dimensões, mas equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviço. 
 
Para além do apoio de praia, com bar, sanitário, duches, parqueamento automóvel e acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, a praia dispõe de um parque de merendas, com cobertura e mesas de madeira, um circuito de manutenção geriátrico, campo de voleibol e uma área para atividades lúdicas e desportivas.
 
É uma praia vigiada durante toda a época balnear, estando também equipada com um posto de primeiros socorros. 
 
A água que abastece a praia é proveniente da albufeira de Alcoutim, sendo renovada diariamente e atingindo, durante a época estival, temperaturas na ordem dos 28 ºC.
 
No ano de 2003, foi a única praia fluvial do país a receber o galardão da Bandeira Azul.
 
O recinto envolvente à praia é palco de várias atividades culturais, lúdicas, ambientais e desportivas.
 
Com uma excelente localização, junto à zona de expansão urbana e bastante próximo das unidades hoteleiras existentes, este espaço, abraçado pela natureza, assume contornos paradisíacos, sendo, sem dúvida, uma excelente escolha para passar memoráveis momentos de lazer e convívio, deixa o convite a autarquia de Alcoutim na sua página na Internet.