Sociedade

Praxe inédita na UAlg leva alunos para uma “Semana de Campo” em Aljezur

 
Numa nota interna enviada a toda a Comunidade Académica, o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, chama a atenção para os valores que devem orientar todas as atividades de receção dos novos alunos.

 
O Reitor considera que qualquer aluno, que decida livremente integrar-se nas atividades da «Praxe Académica», tem o direito de recusar o seu envolvimento em qualquer prática que considere ofensiva, indigna, dentro ou fora da Instituição.
 
A mesma nota refere ainda que “se todos concordarmos que são sempre bem-vindas as iniciativas que visam a integração dos novos alunos, reconheçamos que há certamente muitas maneiras de o conseguir…”. Partindo deste pressuposto, a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), através do curso de licenciatura em Educação Social, em cooperação com a Câmara Municipal de Aljezur, vai realizar neste concelho, de 29 de setembro e 2 de outubro, uma Semana de Campo para dar a conhecer a região aos novos alunos, nas suas vertentes social, económica, cultural e ambiental, e as organizações públicas, sociais e privadas instaladas no terreno.
 
Uma comitiva com cerca de 30 elementos, entre alunos e professores da Universidade, vai permanecer durante alguns dias na região de Aljezur para, através de um programa diversificado de atividades, ficar a conhecer as problemáticas e potencialidades locais, contactando com os seus agentes e as suas instituições.
 
A nota da Ualg refere ainda que esta iniciativa "inédita" apresenta-se como uma alternativa às praxes tradicionais. A organização espera que esta primeira atividade entre estudantes do 1º ano, estudantes representativos dos 2º e 3º anos e professores do curso de Educação Social abra novas perspetivas, contribuindo para uma melhor integração e um melhor futuro académico dos novos alunos.