Sociedade

Prémios Nacionais de Museologia 2015 com Algarve em destaque

 
O evento aconteceu esta sexta-feira na Assembleia da República e, de acordo com a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), a antecipação da cerimónia deveu-se à comemoração dos 50 anos da associação.

 
Os prémios são atribuídos pela APOM, fundada em 1965, para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus.
 
Os prémios distinguem a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico, entre outras áreas.
 
A cerimónia decorreu na Sala do Senado do parlamento e é indiscutivelmente um ponto a favor da nossa cultura e memória coletiva.
 
Quanto à lista de prémios de 2015 o Algarve Primeiro destaca aqueles que se prendem com a região:
 
Menção Honrosa - ”Símbolos e Documentos de Abril”, Museu Municipal de Loulé e Comissão Concelhia dos 40 anos do 25 de Abril.
 
Menção Honrosa - Direção Regional de Cultura do Algarve com o Programa Descobrir - Formação de Educadores – Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Prémio Informação Turística - Guias do Algarve Medieval - Museus de Loulé, Alcoutim e Núcleo Museológico de Castro Marim (Produção da Nerve Design).
 
Prémio Inovação e Criatividade - Museu do Futebol Clube do Porto e Museu de Portimão.