Economia

Presidente da Região de Turismo do Algarve quer setor mais "sustentável"

 
No próximo dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo, centrado no tema da sustentabilidade, já que 2017 foi designado Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

 
Os destinos turísticos de todo o mundo receberam, no primeiro semestre deste ano, 598 milhões de turistas internacionais, o melhor resultado semestral desde 2010. O Algarve registou até julho perto de 11 milhões de dormidas, um aumento de 7,3% face ao mesmo período do ano passado.
 
Para Desidério Silva, Presidente da RTA, o turismo assume-se hoje como um dos pilares da economia mundial, com um papel determinante para o progresso, a inclusão e o bem-estar social, "sendo inquestionável que o turismo é, atualmente, uma ferramenta para o desenvolvimento, pelo seu papel na promoção do emprego, da paz e segurança, da redução da pobreza, na preservação do património cultural e histórico das comunidades, e no uso racional dos recursos naturais".
 
"O país, e o Algarve, em particular, enquanto principal destino de férias a nível nacional, assiste a um aumento da procura turística. É necessário que este crescimento se faça de forma sustentável, para não pôr em risco o destino a médio e longo prazo, destruindo o trabalho laborioso que a grande maioria dos agentes do setor tem feito em prol da região", ressalva o Presidente da RTA.
 
Numa alusão ao Dia Mundial do Turismo, Desidério Silva, adianta que a Região de Turismo do Algarve está consciente que o turismo sustentável é de uma importância vital para uma região como o Algarve, cujos atrativos turísticos se prendem essencialmente com os seus recursos naturais e a sua cultura. Assim, "a RTA tem vindo a orientar a sua estratégia de forma a direcionar a indústria turística para um desenvolvimento sustentável, pois um sector turístico bem estruturado e administrado contribui significativamente para um desenvolvimento local estável e duradouro".