Prevenir gripes e constipações

 
O frio chegou e as mudanças de temperatura “desafiam” o corpo que se quer saudável, mas que tem de lidar com um conjunto de agressões em seu redor.

 
Estamos na época em que muitas pessoas já estão constipadas e em que se torna mais difícil resistir ao contágio, ainda assim, deve-se ter em conta alguns truques que podem protegê-lo.
 
Naturalmente que há locais que propiciam o aumento do contágio, nomeadamente em espaços fechados e onde se concentram muitas pessoas ao mesmo tempo.
 
Nos centros comerciais, nos supermercados, nos locais climatizados, “há muitos mais vírus pelo ar” logo pode-se escolher melhor o horário em que se vai a esses sítios para evitar os aglomerados.
 
No local de trabalho é fundamental ter em conta que, os teclados dos computadores são um importante veículo para o contágio, pelo que se deve ter o cuidado de limpar os mesmos duas vezes ao dia, em especial nesta altura do ano. 
 
Evitar levar as mãos ao rosto, coçar os olhos ou mexer no nariz ajudam a que menos vírus se aproximem de si! Isto já para não falar que se deve evitar ao máximo tocar nos lábios sem lavar bem as mãos!
 
Há pequenos gestos que podem fazer toda a diferença nos períodos em que aumenta a probabilidade de contágio de germes e vírus.
 
O valioso hábito de lavar bem as mãos ao longo do dia e sempre que se toca em superfícies mais expostas ao toque e utilização de outras pessoas, é um requisito importante.
 
Evitar abraçar e beijar pessoas contaminadas também faz bem à saúde nesta altura do ano!
 
Evitar utilizar objetos pessoais de quem está contaminado, tal como desinfetar bem tudo o que possa facilitar essa transmissão vale a pena.
 
No caso das crianças, ensine-as a lavar frequentemente as mãos e de forma mais demorada, já que são os “alvos fáceis” dos vírus. Ensine os seus filhos a não levarem objetos à boca e a evitarem mexer “em tudo” quando vão a lojas, pois há espaços onde mais facilmente aumenta o contágio. Pense por exemplo nos carrinhos de compras e na quantidade de pessoas que lá coloca as mãos diariamente! Evite levar as mãos ao rosto também nestas pequenas rotinas diárias.
 
Ao mesmo tempo, não nos devemos esquecer de que, fortalecer o organismo também é um requisito a ter em conta para se prevenir contra gripes e constipações. Nesse sentido, uma alimentação equilibrada, com muita fruta e legumes à mistura também ajudam muito! Beber água ou chá ao longo do dia também é um segredo a adotar e que ajuda muito a minimizar os efeitos do contágio dos vírus.
 
Dormir bem ajuda a reforçar o sistema imunitário e dificulta a ação dos vírus.
 
O exercício físico também aumenta as defesas do organismo, pelo que deve ser valorizado e dedicado algum tempo diário.
 
Estar ao ar livre, sempre que possível, também ajuda a “respirar” ar puro e dificulta o contágio quando não se está na presença de pessoas constipadas!
 
Se mesmo depois de tantos cuidados se constipar, tenha o cuidado de evitar o contágio aos outros! Lave bem as mãos depois de se assoar, coloque os lenços de papel no lixo, evite espirrar e tossir sem a mão na boca e lave-a regularmente!
 
Algarve Primeiro
 
 
(+)

Gripe

Genómica

Gamofobia

Gota