Sociedade

Procissão dos Painéis renasceu em Albufeira 40 anos depois

A Irmandade da Santa Cada da Misericórdia de Albufeira participou nesta Páscoa, de forma ativa nas celebrações inerentes a esta época festiva, trazendo de volta à cidade uma tradição há muito adormecida, refere comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

 
A Procissão dos Painéis, assim designada, foi retomada na passada quinta-feira à noite, tratando-se de uma procissão realizada na véspera da Sexta-feira Santa na qual, por tradição, a Irmandade transporta os Painéis da Misericórdia numa procissão marcada pela luz de velas e archotes, acompanhada pelo som da Matraca e o marcar do paço ao ritmo dos tambores.
 
Uma cerimónia que pretendeu reativar uma tradição perdida há mais de quarenta anos, cuja realização refletiu o esforço conjunto, não só dos Irmãos da Santa Casa, como da Paróquia, na pessoa do Cónego José Rosa, com o apoio do Município de Albufeira, adianta o mesmo comunicado.
 
A Procissão teve lugar no dia 17, pelas 21h00, com início na Capela da Misericórdia de Albufeira, seguiu pelas ruas da cidade antiga passando pela Igreja de Santa Ana, onde se realizaram alguns rituais religiosos, terminando na Igreja Matriz, onde foi feita uma celebração que teve como ponto alto a Adoração do Santíssimo. 
 
Centenas de pessoas acompanharam a procissão e iluminaram as ruas da cidade marcando a Semana Santa, trazendo de volta uma tradição marcante para a população, deixando o desejo de continuidade.