Economia

Projeto artístico comunitário vence 4.ª edição do Orçamento Participativo de Faro

CM Faro
CM Faro  
Um projeto artístico comunitário, que pretende envolver artistas, residentes e alunos, foi o mais votado dos sete vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo de Faro, que conta com um investimento total de 265.955 euros, foi hoje anunciado.

Orçada em 17.220 euros, a candidatura “Bairro Pintado”, apresentada por Filipe Alves, em representação da associação Catálise Global, recebeu 336 votos e consiste no desenvolvimento de um projeto artístico para a escadaria de acesso à escola primária de Vale de Carneiros e rampas de acesso ao parque da Penha, na cidade de Faro.
 
“Queremos dar vida ao bairro. A nossa ideia é pegar em artistas locais e residentes e transformar o bairro da Penha, também com uma parceria com a Escola de Vale Carneiros, para trazer os miúdos para pintarem connosco a escadaria”, disseram aos jornalistas Filipe Alves e Natacha Alves, dirigentes da associação farense, à margem da sessão de anúncio dos vencedores do Orçamento Participativo de Faro 2023/24.
 
Satisfeitos pela vitória, os dois cidadãos admitiram concorrer em futuras edições para “escalar o projeto para outros bairros da cidade”, de forma a integrar a comunidade com a arte urbana.
 
O segundo projeto mais votado foi a candidatura “Cultura em Monte”, com um orçamento de 38.735 euros, que visa a concretização de um cartaz cultural para a freguesia de Montenegro entre junho de 2024 e abril de 2025, nomeadamente, com encontros de música, marchas populares, folclore, cante alentejano e charolas.
 
Foram também premiadas duas candidaturas de âmbito desportivo, envolvendo a criação de um campo de basquete 3x3 no Bom João e o melhoramento do campo de basquete da rua da Amendoeira, ambas na cidade de Faro e orçadas em 40 mil euros.
 
A criação de três percursos pedestres, na freguesia de Montenegro, a recuperação de antigos poços públicos e lavadouros junto a percursos pedestres na freguesia de Santa Bárbara de Nexe e a recuperação da casa presépio do jardim público do Palácio de Estoi, todos orçados em 40 mil euros, são os restantes três projetos vencedores.
 
Estiveram em votação 16 candidaturas, depois de terem sido alvo de análise técnica pelos vários departamentos municipais 37 propostas iniciais, tendo sido excluídas “todas as ideias que implicavam gastos de água”, revelou o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau.
 
Foram apurados 1.556 votos, exercidos por 1.297 cidadãos residentes no concelho: 1.038 votaram apenas num projeto, e 259 em dois projetos, o máximo permitido. Cada freguesia ou união de freguesias teria sempre, pelo menos, um projeto vencedor.
 
O orçamento participativo nas escolas do concelho premiou nove candidaturas de alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, num investimento previsto de 9.781 euros.
 
A quarta edição do Orçamento Participativo de Faro disponibiliza um total de 265.955 euros, mais do que a verba inicialmente alocada (250 mil euros), uma decisão do executivo que permitiu distinguir as sete propostas mais votadas.
 
Durante a apresentação, o vereador Carlos Baía fez um balanço das três anteriores edições, revelando que oito projetos já foram concluídos e outros nove estão em fase de desenvolvimento ou execução, com um investimento global superior a 555 mil euros.
 
Lusa