Sociedade

Projeto Radar Social vai ajudar famílias vulneráveis do concelho de Silves

Projeto Radar Social vai ajudar famílias vulneráveis do concelho de Silves
Projeto Radar Social vai ajudar famílias vulneráveis do concelho de Silves  
Foto Freepik
O Município de Silves vê aprovado um novo projeto de apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão, intitulado "Radar Social".

Revela nota divulgada que, o projeto conta com um financiamento de 180 mil euros, distribuído por 27 meses, e encontra-se integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, assentando a sua intervenção na caracterização das problemáticas sociais do concelho de Silves.
 
Para a execução do programa, foi criada uma equipa multidisciplinar constituída por três técnicos superiores das áreas de psicologia, serviço social e sociologia que têm o objetivo, "promover a ativação de respostas e otimização dos recursos existentes na comunidade", lê-se na nota.
 
A implementação do "Radar Social" divide-se em duas fases: a primeira consiste em mapear os recursos regionais e locais, assim como os munícipes em situação de vulnerabilidade, tendo em vista coordenar os serviços e respostas.
 
Na segunda fase, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social com vista a identificar pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, realizando, posteriormente, o devido encaminhamento e orientação para a rede dos serviços de atendimento, de acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social.