Sociedade

Promontório de Sagres candidato a "Marca do Património Europeu"

 
A Direção Regional de Cultura do Algarve esteve em Bruxelas onde participou nas dinâmicas de inovação cultural do Mediterrâneo, sensibilizando para a dimensão europeia do Promontório de Sagres como "Marca do Património Europeu".

 
Nos dias 24 e 25 de março decorreu em Bruxelas, no Comité das Regiões a reunião final do programa Med capitalisation. 
 
Segundo explica a Direção Regional de Cultura do Algarve, o projeto Sha.p.e.s – Sharing Prior Excellence and Support for the Med Creative Asset, é um projeto co-financiando pelo Programa de Cooperação Territorial MED, desenvolvido por uma parceria transnacional que incluiu 13 entidades de 9 regiões da Europa Mediterrânica, entre elas o Algarve. 
 
A Universidade do Algarve enquanto entidade parceira do projecto Sha.p.e.s. (http://shapes-project.eu), convidou a Direção Regional de Cultura do Algarve a integrar a reunião final de avaliação do projecto.
 
A inovação cultural em rede e a cooperação entre instituições públicas e privadas do Mediterrâneo são preocupações que estiveram na base desta rede e que se espera continuar a desenvolver.
 
A Direção Regional aproveitando a deslocação a Bruxelas teve ainda oportunidade de ser recebida no Parlamento Europeu e para além de discutir questões sobre o património cultural e a cultura da região, deu a conhecer a candidatura do Promontório de Sagres à Marca Património Europeu, tendo entregue uma cópia da mesma à deputada Cláudia Aguiar Monteiro.
 
Na candidatura estão identificadas as actividades a concretizar para a consolidação do Promontório como Marca do Património Europeu a Direção Regional, considera que esta candidatura, "tem um interesse relevante para a promoção dos valores comuns da Europa e dos seus valores de integração".