Política

PS acusa executivo farense de falta de "rigor e transparência"

 
O Partido Socialista de Faro confirmou hoje que votou, negativamente a consolidação de contas da Câmara Municipal de Faro por "manifesta falta de rigor e transparência da Coligação de Direita no Executivo Municipal, expresso aliás, no parecer do próprio Revisor Oficial de Contas que repete vários dos alertas e recomendações efetuadas em 2014 e que continuam sem ser tidos em conta".

 
O comunicado do PS, frisa que o documento da Consolidação das Contas integra pela primeira vez as contas da Empresa Municipal Fagar, "sem que tenham sido apreciadas pelo Conselho Geral da empresa, apesar de estarem sujeitas a parecer prévio daquele órgão".
 
Os Socialistas, dizem que "mais grave, é o facto das contas das empresas do perímetro da consolidação, caso da Ambifaro (incluindo o Mercado Municipal de Faro) e Fagar, não terem sido objeto de análise e discussão, em sede de consolidação de contas, na Assembleia Municipal".
 
Ainda relativamente à Fagar, empresa onde o Município de Faro é sócio maioritário com 51% do Capital Social, o PS adianta que a Assembleia Municipal, constatou, por força da consolidação, "ser aquela empresa devedora de um financiamento no montante de 4 milhões de euros contratado nos últimos anos e que teve o seu pico em 2013 (4.250.000€)".
 
O PS diz não perceber que em nome do "propalado rigor, apregoado pelo executivo municipal, a boa gestão recomenda que a necessidade de financiamentos desta natureza seja analisada pela Assembleia Municipal à luz de indicadores, como sejam, o elevado tarifário praticado, os níveis de perda de água que têm aumentado nos últimos anos, os gastos de funcionamento e os resultados obtidos, entre outros".
 
Ressalta ainda que a Câmara Municipal de Faro procedeu ao registo contabilístico de dois terrenos sem prévia avaliação da Comissão de Avaliação do Município, como refere o próprio relatório do ROC que apenas foi facultado no próprio dia da reunião da Assembleia Municipal e que era até então desconhecido por parte dos deputados e vereadores eleitos pelo PS.
 
Pelos factos expostos, "que evidenciam clara falta de rigor e transparência", o Partido Socialista de Faro confirma que votou contra a proposta de consolidação de contas apresentada na Assembleia Municipal pela coligação PSD/CDS-PP tendo declarado estar disponível para reapreciar, com novas informações e correções, no documento.