Política

PSD acusa ANA de pagar taxa a Lisboa com dinheiro cobrado aos turistas de Faro

 
O PSD-Algarve vai solicitar ao regulador da concorrência que analise os termos em que a empresa ANA-Aeroportos assumiu um compromisso com a Câmara Municipal de Lisboa de pagamento da taxa turística aprovada por aquela autarquia.

 
O PSD fala numa "clara violação da concorrência", que impõe custos ao algarve e penaliza a competitividade da região face a Lisboa. A câmara Municipal de Lisboa, anunciou hoje que a taxa turística aprovada por aquela autarquia, será assumida pela ANA-Aeroportos. 
 
Deste modo o Sociais Democratas, questionam, "se os 4 milhões de euros que vão parar ao cofre da autarquia lisboeta não são os mesmos que são retirados dos bolsos dos turistas que aterram em Faro por força das aplicadas taxas sobre as Rent a Car, as quais entraram em vigor no princípio do mês". 
 
Nesta lógica o PSD-Algarve, refere que caso se constate que a ANA-Aeroportos não irá repercutir os custos desta ação sob os passageiros, "então o Algarve terá que ter tratamento similar". 
 
Caso os municípios do Algarve acordassem aplicar uma taxa idêntica, o PSD interroga se "a ANA-Aeroportos estaria disponível para assumir os mesmos pagamentos que irá realizar à Câmara Municipal de Lisboa, de forma proporcional e sem que tal onere de forma direta os turistas que visitam a região". 
 
Os deputados do PSD-Algarve irão amanhã questionar a empresa sobre esta matéria, numa altura em que no Aeroporto de Faro, "a ANA-Aeroportos tem vindo a insistir na cobrança desproporcionada de taxas aos operadores de rent-a-car".