Política

PSD acusa Governo de "matar ideia" do novo Hospital Central do Algarve

 
Os Social-Democratas algarvios, dizem estranhar que o Governo tenha anunciado um protocolo de colaboração com a Universidade e agora venha rejeitar a construção de um novo hospital, infraestrutura vital para este fim.

 
Com base nas declarações públicas do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, "descartando liminarmente" a concretização do novo Hospital Central do Algarve até 2019, o PSD Algarve defendeu hoje num comunicado enviado às redações, que a prestação de cuidados de saúde no Algarve carece de um novo hospital, melhor apetrechado e com valência universitária, de modo a atrair médicos e valorizar o ensino de medicina na região.
 
Um novo Hospital moderno e avançado, ligado à investigação e em estreita ligação com a Universidade seria um pólo essencial para dinamizar os cuidados de saúde na região, avança o mesmo comunicado. 
 
Em jeito de conclusão, o PSD assume que "tardam a tomada de medidas que o Ministro se comprometeu, afirmando que resolveria até Maio de 2016 os problemas essenciais da saúde no Algarve. Este ano, a produção assistencial está em queda, segundo dados oficiais: menos consultas, menos cirurgias urgentes e programadas, entre outros parâmetros que se degradam, pelo que não há qualquer investimento público previsto para o Algarve. A EN 125 está parada, o Hospital foi escondido na gaveta, a ligação ferroviária ao aeroporto caiu e o Porto de Portimão não recebe obras de melhoramento que estavam previstas".