Curiosidades

Qual é o seu tipo de personalidade? Confira-o aqui

 
A psicologia sugere que sejamos capazes de nos avaliar a nós mesmos, que consigamos descobrir a nossa personalidade e nos libertarmos dos rótulos que carregamos desde o nosso nascimento.

 
Para isso, é preciso recorrer a ferramentas que nos permitam modificar aquilo de que não gostamos em nós mesmos, sendo que, a técnica do eneagrama desvenda qual é o nosso tipo de personalidade ou ego. Com esse conhecimento, poderemos saber melhor quem somos e, sempre que necessário, alterar aquilo de que não gostamos ou que não nos faz felizes. Ainda neste ponto, é importante reter que, «quanto maior é o nosso ego, menor é a capacidade que temos de assumir e aceitar o que não possuímos, e assim, o nível de sofrimento individual aumenta».
 
Segundo a psicologia, o eneagrama expõe nove formas de pensar, sentir e agir, intimamente ligadas a estilos de desenvolvimento pessoal, detalhando a causa e o efeito que são produzidos pelas nossas reações, fruto da personalidade que carregamos desde a infância. Assim, se investirmos no nosso autoconhecimento, podemos alterar aquilo de que não gostamos em nós próprios e, a partir daí, seguir em frente com mais autonomia e liberdade, mas para isso, é preciso observar com sinceridade os tipos de personalidade que lhe apresentamos a seguir e identificar aquilo de que não gosta em si mesmo para que possa ser alterado. O desafio é grande, mas vale a pena!
 
Tipos de personalidade:
 
Perfecionista
 
As pessoas com este tipo de personalidade constroem a vida e conquistam os outros com base “no ser perfeito” . Consideram-se seres superiores, julgam os outros pelos erros cometidos, apresentam muita relutância em aceitar os seus próprios erros e comportamentos menos corretos, são meticulosos e extremamente críticos consigo mesmos. São ainda compulsivos e metódicos, voláteis e com predisposição a guardar ressentimentos. Estas pessoas também tendem a ser extremistas já que, para elas a vida pauta-se no certo ou no errado, no bom ou no mau, etc..
 
Altruísta
 
São hábeis a dar a sua ajuda aos outros para se aproximarem deles e conquistarem a sua atenção e afeto. De certa forma, os altruístas manipulam a vida dos outros com a sua generosidade uma vez que, oferecem uma entrega pessoal muito grandiosa.  As pessoas altruístas tendem a colocar as necessidades dos outros acima das suas numa franca entrega, o que acaba por lhes dar satisfação, já que se sentem indispensáveis.
 
Um aspeto importante é que precisam de se libertar, pois vivem demasiado presas às necessidades alheias. Modificam a sua própria personalidade para se adaptarem às necessidades dos demais. Usam a empatia como estratégia para ganhar ou diminuir o afeto dos outros.
 
Executor
 
Conseguem carinho através do sucesso e da sua imagem, que se torna imprescindível. O seu principal interesse é o trabalho, chegando ao ponto de se esquecer dos seus próprios sentimentos. São competitivos e eficazes, pelo que temem o fracasso. Gostam de evidenciar que “São o que fazem”, mostrando o quanto o trabalho é a sua base de vida. Criam uma imagem fictícia da vida, mas acreditam que a mesma é real e seguem essa orientação.
 
Romântico
 
Estas pessoas desejam o inalcançável, o mais difícil de se conseguir. Evitam o comum. Têm uma baixa auto-estima. Vivem como se a vida fosse uma representação teatral (uma comédia, um drama, etc.). Não enfrentam a vida com valentia e sentem afinidade com as artes dramáticas. São pessoas melancólicas, sensíveis e profundas emocionalmente.
 
Observador
 
Precisam de privacidade e não costumam envolver-se, para isso, mantêm-se afastados do plano afetivo e das emoções. Precisam de lugares onde se sintam protegidos e nos quais possam limitar o contacto. Dividem a vida em pequenas parcelas e aceitam o pouco tempo livre que têm ao seu dispor. O seu desejo é conhecer a chave do funcionamento do mundo.
 
Soldado
 
Este tipo de pessoas costuma evitar a ação. São ansiosas e leais e, ao mesmo tempo, muito caóticas porque temem as traições. O seu lema é: pensar ao invés de agir. Variam muito entre o ser submisso e a revolta contra as autoridades. Identificam-se com as causas dos mais desfavorecidos e costumam liderar a oposição. Têm medo de encarar a própria ira e também temem a ira dos outros.
 
Sonhador
 
O seu maior desejo é terem uma vida maravilhosa. Para tal, elaboram grandes ideias e procuram trabalhos prazerosos. Contagiam os outros com o seu entusiasmo. Evitam o sofrimento e o conflito. O encanto e o otimismo são a sua defesa.
 
Chefe
 
São controladores e impulsivos. Protegem-se a si mesmos e são muito exigentes com os outros, defendendo-os também. São muito regrados seja na sua vida pessoal ou profissional. Possuem um grande sentido de justiça e não gostam de pessoas fracas. Precisam de estabelecer limites, uma vez que não têm meios termos para as suas ações.
 
Mediador
 
Estas pessoas possuem a habilidade de se relacionarem com todos os tipos de personalidade, uma vez que se colocam sempre numa posição neutra.
 
Regra geral, agem de acordo com os seus costumes, mas procuram sempre evitar os conflitos.
 
Tendem a incomodar –se com as mudanças. O isolamento não faz parte da sua rotina. A raiva e o aborrecimento soam-lhes distantes e causam separações. São pacientes e teimosos ao mesmo tempo e, por norma, esperam que o tempo lhes resolva os problemas.
 
Fátima Fernandes