Sociedade

Quarteira assinalou Dia da Cidade com inauguração de obra estruturante

Inauguração do prolongamento da Av. Sá Carneiro até à Fonte Santa
Inauguração do prolongamento da Av. Sá Carneiro até à Fonte Santa  
Entrega dos Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar
Entrega dos Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar  
Homenagem a Cândido Rocha Correia
Homenagem a Cândido Rocha Correia  
Assinatura de Protocolo com ARS Algarve para cendência de uma viatura
Assinatura de Protocolo com ARS Algarve para cendência de uma viatura  
Visita à obra do Passeio das Dunas pelo executivo Municipal e Junta de Freguesia de Quarteira
Visita à obra do Passeio das Dunas pelo executivo Municipal e Junta de Freguesia de Quarteira  
Ao longo de cinco dias, Quarteira recebeu um programa de atividades que tiveram em vista assinalar o 16º aniversário da Cidade.

 
No dia 13 de maio, data em que se celebrou mais um aniversário de elevação a cidade, o executivo municipal e o executivo da Junta visitaram algumas das obras em curso na freguesia, com destaque para o Passeio das Dunas. Esta obra irá requalificar a zona costeira entre Quarteira e Vilamoura, através da criação de uma marginal, com espaços verdes e de lazer, privilegiando a circulação pedonal e de ciclistas, valorizando e reabilitando o contacto com o mar e funcionando como um novo ponto de atração. 
 
Seguiu-se ainda uma visita a outra obra estruturante para a circulação em Quarteira – a Via Distribuidora Norte de Quarteira - nova avenida com cerca de 1022 metros que compreende três rotundas: uma na interseção com a Avenida de Ceuta, outra intermédia, sensivelmente a meio do troço, que fará a ligação com a Rua da Pernada, e outra na interseção com a EM527, entre o Parque de Campismo e a Fonte Santa. 
 
Foi na Fonte Santa que a autarquia inaugurou simbolicamente a obra de prolongamento da Avenida Sá Carneiro à Fonte Santa, uma via com características urbanas que vem melhorar a segurança rodoviária no local.
 
De manhã decorreu no Centro Autárquico a entrega dos Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar e Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira. Este ano foram distinguidos os alunos Rita Leonardo, Pedro e Cristina Pedrosa, bem como Cândido Rocha Correia, um quarteirense que se destacou na atividade da pesca, bem como nas funções no CDR Quarteirense.
 
Já no dia 14, quinta-feira, teve lugar a cerimónia de cedência de uma viatura por parte da Junta de Freguesia de Quarteira à ARS, que servirá de apoio à prestação de cuidados domiciliários à população desta freguesia. 
 
Neste momento, o responsável da ARS, João Moura dos Reis, sublinhou a “disponibilidade que tem sido manifestada pela Junta de Quarteira e Câmara Municipal de Loulé em matéria de saúde”. Por seu turno, Telmo Pinto, presidente da Junta de Quarteira, considerou que esta era uma situação pendente e que, agora, irá colmatar a necessidade dos fregueses de Quarteira”.
 
As comemorações do Dia de Quarteira encerraram este domingo, dia 17, com muito atletismo, naquele que foi o 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira, apadrinhado por Carlos Lopes, mas também com a presença da Ministra da Administração Interna que esteve em Quarteira para homologar o protocolo para a construção de duas infraestruturas importantes para a freguesia, para o Concelho e para o Algarve: a nova sede do CDOS Faro e a Base de Apoio Logístico.