Sociedade

Quatro mil alunos manifestaram-se em Faro contra os cortes na Educação

 
No âmbito da Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve, os estudantes da academia desfilaram ontem pelas ruas de Faro.

 
Segundo a Associação Académica da Ualg, foram mais de 4.000 alunos que, "cantaram e gritaram lemas de curso e lemas de contestação" num desfile marcado pela adesão em massa ao tema principal deste desfile: "Nem as bestas cortam na educação".
 
As 33 Comissões de Praxe juntaram-se à contestação e demonstraram, a sua indignação quanto aos cortes no financiamento do Ensino Superior.
 
Para além de ilustrações elucidativas de crítica à política de financiamento do ensino superior, ergueram-se faixas e cartazes, em que cada Comissão de Praxe associou ao seu curso a lemas de contestação.
 
No final do desfile, todos os estudantes entoaram o principal grito de protesto "Ensino sim, Cortes não, este Governo não tem Educação!"
 
Este ano, por iniciativa da Associação Académica e das Comissões de Praxe, para além do tradicional "Banho Público" da Universidade do Algarve, os intervenientes na praxe decidiram doar cerca de 440€ aos Bombeiros, como forma de gratidão pela água que receberam.
 
A Receção ao Caloiro termina esta quinta-feira, faltando ainda decorrer atividades de tradição acadadémica como a Missa do Caloiro, Tribunal de Praxe e Procissão das Velas.