Desporto

Rally dos Sertões:Ruben Faria segura sexta posição

 
Ruben Faria cumpriu hoje a quarta etapa do Rally dos Sertões 2014 (Brasil), e manteve a sexta posição da classificação geral na prova.

 
Aos comandos da sua KTM Rally 450 oficial o piloto de Olhão cumpriu em pleno os seus objectivos naquela que foi a mais longa especial cronometrada da prova com os seus 364 quilómetros de extensão num dia em que a caravana ligou Paracatu a São Francisco num total de 585 quilómetros.
 
No final do longo dia o piloto algarvio foi o sétimo classificado depois de uma etapa em que mais uma vez não quis correr riscos que podem ser fatais a qualquer momento numa prova especial como é o Rally dos Sertões. 
 
Neste quarto dia a caravana encontrou também algumas zonas com piso de areia (Jalapão mineiro) e após uma fase inicial muito rápida após a primeira centena de quilómetros as pistas ficaram mais sinuosas e muito exigentes do ponto de vista da navegação.
 
"Foi um dia longo, com muito pó e zonas tipicas dos Sertões que podem ser bastante traiçoeiras. 
 
Tal como ontem encontrei o meu ritmo e desenhei a minha corrida de acordo com as condições de piso, que está bastante seco e levanta bastante pó à passagem dos pilotos. 
 
No grupo da frente o andamento está muito elevado e é muito complicado recuperar, para o fazermos corremos riscos e uma travagem falhada ou uma saída de pista pode mesmo significar um ponto final na prova. 
 
Não é isso que procuro, quero estar na linha de chegada porque acima de tudo esta prova serve para preparar o Dakar. 
 
O quarto lugar está a cerca de cinco minutos, mas o principal objectivo é mesmo chegar ao final".
 
Palavras de Ruben Faria no final da quarta etapa da prova e antes daquele que será o mais longo dia da competição, mesmo se a especial agendada para amanhã é mais curta que a realizada hoje. 
 
Amanhã os pilotos terão uma etapa igualmente longa, entre São Francisco e Diamantina, com um total superior aos 645 quilómetros dos quais 336 serão cronometrados.