Sociedade

Reabilitação da Entrada Nascente foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo em São Brás de Alportel

 
Os são-brasenses aderiram, ao desafio lançado pela autarquia, tendo participado ativamente na elaboração do Orçamento Municipal para 2015.

 
Perante as quatro propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo a comunidade votou maioritariamente no projeto referente à “execução da 1.ª fase da Reabilitação da Entrada Nascente”.  
 
No dia 1 de outubro teve início o período de consulta pública para conhecer a opinião dos são-brasenses sobre as obras mais relevantes para o concelho, numa iniciativa lançada pela Câmara Municipal, com término no dia 18. A proposta que conseguiu reunir mais votos ganhou com 57% da preferência dos participantes. 
 
Como foi o projeto mais votado, a 1ª fase da Reabilitação da Entrada Nascente será executada no próximo ano, em 2015, com início previsto no 2.º semestre do ano, após a abertura ao público do último troço da Circular Norte, obra já em curso. 
 
Esta intervenção envolve a reabilitação da Rua José Dias Sancho, desde o Largo de S. Sebastião até ao entroncamento com a Rua do Emigrante, estando prevista a construção de passeios, arranjo paisagístico e a colocação de via de sentido único até ao entroncamento com a Rua 5 de Outubro. Este projeto terá continuidade com a 2ª fase, até à Rotunda da Variante Sul, e tem o valor estimado de 40.000,00€.
 
Para além das quatro propostas colocadas à votação pela autarquia foram apresentadas 38 pelos são-brasenses, das quais: 37% encontram-se em análise para futura integração, 26% já estavam incluídas no orçamento para 2015 ou em plano de ação 2013-2017 e 21% já estão em curso.