Curiosidades

Receitas caseiras para se sentir mais jovem e bonita!

 
A idade é inevitável e uma consequência do processo de vida do ser humano, ainda assim, são muitos os truques caseiros que, passam de geração em geração, pelos seus resultados no que se refere à beleza feminina.

 
Ao mesmo tempo, é preciso ter em conta que, a autoestima e a forma como se encara cada etapa de vida, também são um forte alicerce para se sentir mais jovem e bonita!
 
Uma mente saudável e capaz de se “desembaraçar” de maus pensamentos, é uma forte aliança com os cuidados físicos. Pensar que a idade é um processo natural e que, muito mais que nos preocuparmos com o que os outros pensam a nosso respeito, é a qualidade do nosso bem-estar e daquilo que nos faz felizes, é desde logo o primeiro passo para se sentir bem, e capaz de colocar em prática mais alguns truques de beleza.
 
A motivação é a base para a eficácia destes truques, uma vez que, o bem-estar e a beleza não se conjugam com sacrifícios, mas com persistência, entusiasmo e determinação!
 
«Cuidar de si carinhosamente, tem de ser um prazer»!
 
É importante ter em conta que, para além daquilo que se coloca sobre a pele, é fundamental que a alimentação seja equilibrada, que não falte água ao organismo que desidrata facilmente em dias de calor, bem como tudo aquilo que nos é prejudicial. 
 
O tabaco é um dos maiores inimigos da saúde e da beleza, uma vez que, envelhece a pele, enquanto que retira a energia, o amor-próprio e a qualidade de vida dos fumadores o que, naturalmente também se reflete no rosto. 
 
A par dos problemas respiratórios, o cigarro é responsável por uma parte significativa dos problemas circulatórios e cardíacos, pelo que, deixar o vício rapidamente, é garantir que a vida se inicia numa base mais saudável e jovem!
 
Ao mesmo tempo, não se pode descurar o açúcar que, não muito longe das drogas, também “mexe com os nossos neurónios”, causa dependência e prejudica gravemente a saúde. O mesmo se passa com o consumo de álcool, cujos prejuízos estão em linha com a má alimentação, o tabaco, o consumo de açúcar ou os problemas inerentes ao excesso de peso.
 
O exercício físico não precisa de exageros para quem não o pratica regularmente. Desfrutar de uma boa caminhada nas horas de menos calor, num período de trinta minutos diários, já é muito relevante no combate aos sinais do envelhecimento e na conquista de mais qualidade de vida. 
 
No que se refere à pele propriamente dita, existe uma vasta oferta de produtos no mercado, ainda assim, a dermatologia alerta para o excesso que, em muitos casos, mais prejudica que beneficia. 
 
As receitas caseiras ancestrais, voltam a estar na moda, na medida em que, “só se utilizam quando faz falta” e, por terem de ser preparadas, acabam por reduzir o impulso de colocar um creme após o outro, tal como acontece com os produtos industrializados.
 
Ao mesmo, são isentas de conservantes e quaisquer aditivos, o que por si só, constitui uma generosa vantagem para um organismo “intoxicado” pela poluição e por toda a quantidade de químicos que nos rodeia.
 
“Com conta, peso e medida” é o que se pede, pois quando faz falta, repõe-se, se não faz, evita-se!
 
O uso diário de protetor solar é um imperativo para quem quer manter a pele jovem, bonita e hidratada. 
 
A proteção solar é mesmo a única recomendação de muitos dermatologistas ao longo de todo o ano, “não sair de casa sem o protetor solar”, uma vez que, é a melhor forma de evitar o envelhecimento da pele.
 
Percorrendo todo o corpo, começamos por duas áreas sensíveis e, quase sempre necessitadas de cuidados. Os cotovelos e os joelhos que secam com muita facilidade. Temos ao dispor uma máscara simples e que se realiza em 15 minutos.
 
Junte a duas colheres de abacate maduro uma colher de sopa de iogurte natural. O abacate contém vitaminas A, C e E, que são muito benéficas para o cuidado da pele e o iogurte natural favorece a luminosidade e suavidade.
 
O cabelo é também uma forte preocupação para as senhoras que, com uma simples máscara poderão obter resultados fantásticos!
 
Trata-se de uma máscara de 20 minutos que se deve aplicar quando o cabelo está danificado e seco. 
 
Coloque duas colheres de sopa de mel num recipiente e junte um ovo. O ovo contém muitos nutrientes que devolverão o brilho e a suavidade ao seu cabelo. Assim que a mistura estiver preparada, aplique-a no cabelo húmido e cubra-o com uma toalha quente para maximizar as suas propriedades, depois, poderá enxaguar e lave normalmente.
 
Um esfoliante para o rosto que a vai deixar fascinada, e que só precisa de cinco minutos, faz-se assim: triture num almofariz algumas amêndoas até que estas se convertam em pó. Junte uma colher de chá de sumo de limão e outra de mel. Aplique a mistura no rosto em círculos suaves. Limpe o rosto com água tépida e hidrate-o com o seu creme habitual antes de ir dormir.
 
Os lábios também merecem cuidados especiais, pelo que lhe deixamos este truque:esfoliar e hidratar em 10 minutos para eliminar as células mortas. 
 
Misture um pouco de açúcar e mel e faça uma massagem suave nos lábios. Depois, para hidratar, humedeça um disco de algodão com azeite e passe-o pelos lábios para ajudar a regeneração dos tecidos.
 
Vamos às mãos!
 
Precisa apenas de 10 minutos para colocar em prática esta máscara.
 
Hidrate as suas mãos com uma banana muito madura. Triture-a até formar uma pasta e adicione-lhe um pouco de mel ou de azeite. Faça massagem às suas mãos com a mistura e deixe atuar durante 10 a 20 minutos. No final, lave as mãos com água tépida e aplique creme hidratante no final.
 
Mais a baixo, os pés!
 
Prepare água quente com sal e deixe os pés ‘de molho’ durante 15 minutos. Depois, seque bem os pés e aplique uma mistura de vaselina e limão. Aplique a mistura nos calcanhares para amolecer as durezas. Cubra os pés com meias e deixe durante toda a noite.
 
Estes são os truques, não se esqueça de dedicar um pouco de tempo diário a si mesma, dormir bem e sorrir, pois por muito que se diga que “faz rugas”, é a melhor forma de encarar a vida e de se sentir mais próxima dos outros!
 
Falando em sorriso, este deve ser branco e bonito, pelo que, pode colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num copo com água, misturar bem e lavar os dentes com essa mistura. Esfregue suavemente os dentes; cerca de duas passagens por cada dente e faça alguns gargarejos sem engolir a poção. O seu sorriso vai ficar muito mais luminoso e capaz de enfrentar os desafios da vida!
 
Lembre-se de que, você é a pessoa mais importante do mundo para si mesma. Só gostando de si é que terá capacidade de amar os outros!
 
Fátima Fernandes