Sociedade

REFER conclui automatização da Linha do Algarve

 
A REFER anunciou a conclusão dos trabalhos relativos à empreitada de sinalização electrónica, controle de velocidade e telecomunicações de exploração no troço Olhão – Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve.

 
Segundo a plataforma "Construir", esta empreitada envolveu um investimento de quase 2,9 milhões de euros e visou reforçar a segurança e melhorar o serviço ferroviário. Com esta intervenção, “o controlo da circulação passa a estar centralizado na mesa de comando de Faro, permitindo uma maior flexibilidade, capacidade e disponibilidades”.
 
“Toda a Linha do Algarve fica agora dotada da mais moderna tecnologia de controlo e comando de sinalização, deixando a segurança da circulação ferroviária de estar unicamente dependente de factores humanos”, refere a REFER em comunicado de imprensa.
 
A empresa explica também que, através deste investimento “que incrementa as velocidades praticadas, em especial na aproximação às estações, actuou-se ainda ao nível dos atravessamentos da via-férrea, eliminando ou mitigando o potencial risco para a população”.
 
Segundo a REFER, estas intervenções estão enquadradas num plano de investimentos para um período entre 2007 e 2014, na Linha do Algarve, que totaliza cerca de 35 milhões de euros e que tem vindo a contemplar, além dos trabalhos referidos, a reabilitação da via, o alteamento de plataformas, a supressão e reclassificação de passagens de nível e melhorias pontuais em edifícios de passageiros.