Curiosidades

Sabe lidar com os imprevistos? Essa é a base para ser mais feliz!

 
Em primeiro lugar é importante reter que, quem sabe lidar com os imprevistos vive com mais liberdade, entusiasmo e felicidade, isto porque ao quebrarmos a ilusão de que temos tudo sob controle, estamos a dar espaço para contactar com algo novo.

Na posição dos especialistas nesta área, aprender a lidar com imprevistos, abrir espaço para o que está além do nosso controle, exige acima de tudo um coração recetivo e uma mente aberta, porque só assim poderemos alcançar boas oportunidades para prosseguir o nosso caminho, sempre com a perspetiva de podermos aprender algo novo.
 
Segundo os sociólogos e demais investigadores, «as pessoas agem como se pudessem prever o que pode acontecer amanhã, no futuro e até na semana que vem». Essa necessidade exagerada de pensar que temos tudo sob controle, faz com que muitas vezes não saibamos como reagir quando, de repente, acontece algo que não esperávamos.
 
Este comportamento ou esta necessidade tão primária é explicada através de um princípio muito simples: o nosso cérebro precisa sentir que tem tudo sob controle. Ele não se importa se não estamos felizes, apenas quer que “sobrevivamos”. Dessa forma, tudo o que entra na fronteira do imprevisto ou na região do inesperado será interpretado como uma ameaça ou como o eco de algum perigo.
 
De facto, uma realidade muito específica que vale a pena mencionar é que as pessoas mais medrosas, mais inseguras e vazias, desenvolvem uma maior necessidade de controle sobre si mesmas e sobre os demais. Nesse sentido, alguém muito controlador, que tenta dominar o incontrolável e não deixa nenhum espaço para o inesperado ou a improvisação, «está irremediavelmente condenado ao abismo da insatisfação e da infelicidade», afirmam os especialistas nesta matéria.
 
Assim, temos de recordar que, desde muito pequenos que todos temos necessidade de nos surpreender e que, tudo o que aparece como um novo estímulo é interessante para um bebé. Perante esta constatação que resulta de inúmeros estudos científicos, percebemos que, à medida em que nos vamos tornando adultos, passamos a necessitar do oposto, ou seja, da necessidade de controlar e prever todos os acontecimentos. Para ajudar a contornar essa limitação que nos impede de sermos mais livres e felizes, a revista A Mente é Maravilhosa aponta 4 dicas valiosas:
 
1- Não reagir de forma impulsiva, ou seja, não deixar que os nossos medos nos dominem. Para isso, é recomendável fazer uma pausa para refletir e gerir as nossas emoções e a forma como nos sentimos diante dos acontecimentos.
 
Neste ponto o segredo é fazer de tudo para assumir o autocontrole, uma vez que isso vai evitar muitos arrependimentos.
 
Tenha em conta que, os primeiros instantes antes de agir são provavelmente os mais difíceis de gerir, mas também os mais cruciais. Por isso é tão importante manter a calma e evitar deixar-se levar pelo impulso do momento, e dessa forma dar os primeiros passos com consciência e determinação.
 
Ao parar e analisar o que se está a passar, estará a escolher a melhor forma de reagir ao que lhe aconteceu.
 
Não se esqueça que, ao fazer uma pausa e tirar um tempo para pensar, estará a criar uma oportunidade de escolher uma melhor opção. Praticar a respiração profunda e contar até 10 costuma ser muito útil para a maioria das pessoas mediante situações imprevistas.
 
2- Foque os objetivos a longo prazo
 
O próximo passo para lidar com imprevistos consiste em focar-se nos objetivos a longo prazo. Dessa forma, será possível abandonar os pensamentos de curto prazo, o que ajudará a priorizar as suas necessidades futuras para agir diante da situação. Além disso, desse modo conseguirá distanciar-se dos problemas e observá-los a partir de várias perspetivas.
 
Depois,, não se preocupe de forma excessiva com os problemas de curto prazo que surgem quando tenta lidar com imprevistos. Pense sempre nos aspetos positivos que isso poderá trazer no futuro, nos objetivos que as suas ações devem perseguir e em tudo o que poderá aprender com a situação que está a acontecer nesse momento.
 
3- Mantenha uma atitude positiva
 
Uma atitude positiva é uma grande vantagem numa situação inesperada, mesmo que nem todos os eventos inesperados sejam negativos.
 
Em qualquer dos casos, mudar o foco é uma questão de atitude, esforço e treino. Pense ainda que, podemos sempre extrair algo de positivo em todas as situações e que, muitas vezes o que parece ser um problema, ou inclusive um desastre, pode ser uma oportunidade. Isso deve-se ao facto de que um evento negativo pode despertar uma ambição, uma motivação e a persistência que conduz ao progresso e ao êxito.
 
4- Pense que não está sozinho
 
Quando a vida nos oferece situações difíceis, é muito fácil nos isolarmos na dor. Nesses momentos, devemos lembrar-nos que, certamente há outras pessoas que passaram por situações semelhantes ou inclusive por coisas ainda piores. Não seremos os últimos nem os primeiros a sofrer contratempos.
 
Em muitos casos, poderá sentir necessidade de um apoio emocional, pelo que, conversar com amigos
 
que já viveram situações similares ou que as estão a vivenciar neste momento, pode ajudar a gerar uma sensação de compreensão e a nos sentirmos amparados. Além disso, pode oferecer a possibilidade de conhecer outros pontos de vista e outras estratégias para lidar com a mesma situação.
 
Tenha em mente que, por muito que não gostemos dos cenários imprevistos, as incertezas fazem parte da vida e serão uma presença constante ao longo do nosso percurso, por essa razão, devemos aceitar e pensar que, efetivamente teremos de estar sempre preparados para o imprevisto. Ao mesmo tempo, devemos perdoar-nos pelas situações em que não conseguimos ter o desempenho que gostaríamos e estar sempre prontos para aprender algo novo com as lições do passado. Com esta postura, certamente que será capaz de criar o necessário distanciamento face à situação e encontrar a melhor resposta a adotar.
 
Fátima Fernandes