Curiosidades

Sabe o que é o Fitness mental? Eis alguns exercícios que pode experimentar

 
Cada vez mais se defende a prática de exercício físico como uma forte aliada da longevidade e da saúde integral, no entanto, são muitos os especialistas que acrescentam também a importância de se praticar exercícios específicos para o cérebro como forma de manter ativas as capacidades deste órgão fundamental do corpo humano.

Neste sentido, a mente deve ser trabalhada «para que as habilidades cognitivas não se deteriorem como resultado da longevidade». É um facto que, a maior parte dos exercícios físicos estimulam também o cérebro, no entanto, torna-se imperioso que reserve algum tempo diário a estimular a atividade cognitiva para poder estender o seu desempenho no tempo e com mais qualidade de vida, recomendam os especialistas.
 
Assim, recomenda-se o Fitness mental como um aliado da saúde psicológica, sendo que, o seu principal objetivo «é melhorar a qualidade de vida que tende a diminuir com o passar dos anos». Recorde-se que, a orientação inicial dessa prática era voltada para os idosos. No entanto, pode ser realizada por qualquer faixa etária, «pois a mesma  permite retardar os efeitos da velhice».
 
De forma resumida, o Fitness mental é um treino que coloca a mente e o corpo no mesmo lugar de importância. Isso é conseguido com intervalos de atividades destinadas a um e outro aspeto, ou seja, por um lado exercita-se o físico e, por outro, estimula-se a mente com jogos específicos.
 
Relativamente às atividades direcionadas para o desenvolvimento e estimulação cognitiva, temos o cálculo, as dinâmicas de memória, a música, as práticas de atenção, os jogos, entre outros.
 
Fer González, treinadora da academia Arsenal de Madrid, foi quem descreveu pela primeira vez, o Fitness mental. Esta especialista utilizou as suas experiências pessoais com adultos mais velhos para oferecer uma alternativa que reduzisse as consequências da inatividade do pensamento.
 
Foi a partir daí que se percebeu que, esta atividade pode e deve ser praticada em qualquer idade, sendo notáveis os seus benefícios com um treino sistemático.
 
A mesma treinadora alerta para a necessidade de praticar esta modalidade, uma vez que, «se as funções de memorizar, improvisar e solucionar problemas não forem estimuladas, aumenta significativamente o risco de desenvolver doenças mentais ligadas ao envelhecimento precoce». Ao mesmo tempo, com o avanço tecnológico a que temos assistido, temos por um lado, muitas tarefas facilitadas, mas por outro, uma maior inatividade de algumas funções cerebrais, já que se torna fácil encontrar uma resposta fácil e imediata para um qualquer assunto, não sendo necessário recorrer à memória». Também por esse motivo, torna-se ainda mais crucial estimular as funções cerebrais que acabam por ficar mais adormecidas, completou.
 
Conheça alguns exercícios de Fitness mental abaixo. Registe que, os exercícios são simples, mas orientados para o objetivo pretendido, nesse sentido, treinar o pensamento e incluir bons hábitos são ações que fazem parte do caminho para o bem-estar. O estudo permanente é, desde logo, o principal desafio, pois todos sabemos que, com o passar dos anos, existe uma natural tendência para se considerar que se sabe tudo e para desleixar os livros e a aprendizagem. Não existe erro maior! Estudar estimula todas as funções do cérebro, pelo que, vale a pena incluir essa atividade logo no topo das prioridades quando se inicia um treino em Fitness mental.
 
Em suma, o exercício a ser praticado é o estudo de novos temas e o envolvimento em áreas totalmente desconhecidas, para que o raciocínio, a interpretação e a memória sejam aspetos favorecidos. Nesse sentido, a aprendizagem leva a uma melhor comunicação da rede neuronal.
 
Um outro ponto a reter é o trabalho da memória. Evite anotar tudo, pesquisar tudo assim que sente uma dificuldade. Opte por exercitar a memória em tarefas simples do quotidiano, procure lembrar-se das situações, dos compromissos e daí por diante.
 
A melhor maneira de trabalhar a memória é reservar tempo suficiente para procurar no cérebro as informações de que precisamos, e não optar pelo imediatismo proporcionado pela Internet. Isso cria um hábito que ativa o lobo frontal.
 
Também a integração social é algo que pode ser perdido com a idade, pois a rotina apodera-se dos dias, o que limita a troca recorrente de opiniões com os outros e com o ambiente ao nosso redor.
 
Nessa ordem de ideias, a estimulação do cérebro por meio de conversas sobre assuntos da atualidade e até a partir da transmissão de conhecimentos a outras pessoas, permite que a mente funcione sem longos períodos de inatividade.
 
Um outro aspeto a reter na prática de Fitness mental é utilizar o silêncio a seu favor. Todos precisamos de convívio, de trocas de opiniões, de aprendizagem, mas também é fundamental manter alguns momentos de silêncio ao longo do dia.
 
A importância de evitar o ruído (em alguns casos) é que existem funções cerebrais que se beneficiam do mutismo.
 
Assim, alternar a atividade sonora com o silêncio de forma equilibrada é a melhor maneira de proceder.
 
Anote ainda a importância de brincar e de estimular a capacidade de raciocínio.
 
Segundo os especialistas, brincar é uma iniciativa que une entretenimento e raciocínio, sendo benéfica para as funções cognitivas sem exigir um grande esforço. Claro, nem todos os jogos têm o mesmo potencial para desenvolver o bem-estar mental.
 
Os que apresentam a melhor resposta são o sudoku, as palavras cruzadas, o jogo da memória, os labirintos, o cubo de Rubik e o xadrez. Com a prática contínua desses jogos, a velocidade mental e a memória ficarão em boas condições.
 
Por fim e, não menos importante, os entendidos recomendam a prática de exercício físico uma vez que, estes fazem parte de todo o processo de saúde mental. Lembre-se de que, devido à oxigenação do cérebro que o exercício físico promove, é facilitada uma maior clareza na tomada de decisões rápidas, juntamente com um melhor desempenho da memória.
 
Assim, inicie um novo estilo de vida já a partir de hoje e, não dê desculpas de falta de tempo, pois não é necessário que dedique muitas horas por dia a estas atividades, bastam alguns minutos e os resultados serão surpreendentes! Lembre-se de que pode aproveitar uns minutos com as crianças para jogar, que pode ler um artigo num jornal para se cultivar, que pode beber um café com um amigo que goste de conversar sobre vários temas e daí por diante.
 
Fátima Fernandes